Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de abril de 2016

16 - Fronteiras naturais: Mar Morto - Turismo

Famoso no mundo inteiro, o Mar Morto não é exatamente um mar, mas um grande lago com cerca de 650 quilômetros quadrados, alimentado pelas águas do rio Jordão. Esta imensa bacia, situada na parte mais baixa do planeta (cerca de 400 metros abaixo do nível do mar), serve de fronteira natural entre Israel e a Jordânia. O Mar Morto possui a maior salinidade da Terra, e seu nome vem justamente dessa quantidade de sal, que impede o nascimento de qualquer tipo de vida em suas águas (daí o nome de "Morto"). No entanto, os banhos são permitidos, e muito procurados por conta de uma atração inusitada: os banhistas simplesmente não afundam nas águas do Mar Morto, por conta do sal.

O mar Morto perdeu 35% da sua superfície entre 1954 e 2014, em grande parte por causa do aumento na captação das águas de seu afluente, rio Jordão, por parte das autoridades de Israel e Jordânia, única fonte de água doce da região, além da natural evaporação das suas águas.
Outro fator importante para essa perda, além da captação da água do rio Jordão, tem sido a extração descontrolada principalmente de potássio por indústrias mineradoras e químicas como a Israel Chemicals Ltd., Dead Sea Works e Arab Potash Company, que se instalaram nas décadas de 40 e 50. Entre 1930 e 1997, o nível das águas do Mar Morto diminuiu 21 metros.
A contínua perda das suas águas causa uma redução em sua área e profundidade, relativamente ao nível médio das águas do mar Mediterrâneo, o que faz com que seja o maior desnível negativo do mundo, em relação ao nível do mar. Entre 1992 e 2014, a média de aumento deste desnível foi quase 1 metro por ano. Em 1992, o desnível era de 407 metros. Em 2004 era de 417 metros e em 2010 era de 423 metros. Já em 2014, o desnível era de 427 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário