Total de visualizações de página

sábado, 23 de abril de 2016

21 - Fronteiras naturais: Rio Danúbio - Turismo

O Danúbio é formado por dois córregos que descem da Floresta Negra, o Breg e o Brigach. O Breg sobe perto de Furtwangen, com 1078 metros de altitude; tendo uma rota mais longa, a sua fonte está localizada a apenas cem metros da linha da bacia hidrográfica do rio Reno, sendo considerada a origem geográfica do Danúbio. As duas correntes encontram-se em Donaueschingen, onde há um chafariz monumental chamado de "Donauquelle", simbolizando a fonte oficial do rio. O Danúbio atravessa, em seguida, a Baviera, as cidades de Sigmaringen, Ulm,Ratisbona e Passau, e do norte da Áustria (via Linz e Viena), ao longo do sul da Eslováquia através de Bratislava, em toda a Hungria de norte ao sul através de Budapeste, ao longo da Croácia para o leste, através do norte da Sérvia por Belgrado, marca a fronteira entre a Sérvia e a Roménia e entre a Roménia e a Bulgária, antes desaguar no mar Negro na Romênia, formando um grande delta que faz fronteira com a Ucrânia. A Moldávia tem acesso a cerca de 300 metros para a margem esquerda do rio.
O delta do Danúbio é uma área natural protegida na Romênia. É classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1991. A Romênia inaugurou em 1984 um canal de 64 km de Cernavodă diretamente para o mar Negro como um atalho para 400 km.
A contribuição em área de diferentes países ao longo do fluxo do Danúbio é a seguinte: Áustria (22,1%), Roménia (17,6%), Alemanha (14,5%), Sérvia (11,3%), Bósnia (8 , 8%), Croácia (6,4%), Hungria (4,3%), Ucrânia (4,3%), Bulgária (3,7%), Eslovénia (3,1%), Eslováquia (1,9 %), República Checa (1,2%), Moldávia (0,7%).
A população localizada na bacia do Danúbio foi estimada em 81 milhões em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário