Na comunidade de Pueblo Viejo, no município de Venustiano Carranza (Michoacán, México), não se fala em outra coisa: um “vulcão nasceu” num campo de futebol amador. Uma fenda incandescente abriu no meio do campo, com um calor que chega a 250 graus, de acordo com reportagem do jornal “El Universal”.
Entretanto a Defesa Civil de Michoacán jogou um balde de água fria na história, afirmando que tudo não passa de um fenômeno geotérmico que nada tem a ver com vulcão. Trata-se de uma “falha geotérmica que apresenta colapsos de terra”. Os moradores não estão convencidos e muitos já pensam em abandonar suas residências.
Pablo Baltierra Chávez foi um dos moradores do vilarejo que jogavam futebol quando a fenda se abriu no campo. Ele teme se tratar de algo “muito grave”. “Ficamos com medo que vá acontecer algo mais delicado. Vieram uns geólogos e eles nos disseram que era o nascimento de um vulcão”, garantindo ter visto lava.
Mayra Amezcua Chávez, outra moradora, comentou acreditar que a terra está tragando Pueblo Viejo. Ela cogita abandonar a região. “Temos medo que seja um vulcão. Aqui temos todos os nossos familiares”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário