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quinta-feira, 12 de setembro de 2019

03 - Por que os carros autônomos ainda não estão nas ruas? - Indústria


Carro autônomo do GoogleImagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Por enquanto, o futuro mais factível para os automóveis é parecido com o dos aviões, compara o professor da USP. As aeronaves voam em piloto automático a maior parte do tempo, mas sempre há um humano, ou melhor, dois, na cabine para assumir o controle quando necessário.
Osório afirma que o futuro é de carros mais seguros, mas não necessariamente independentes dos humanos. A ideia é que o sistema do veículo consiga aumentar a segurança com aquilo que ele faz de melhor: dirigir segundo as leis, estar sempre atento, identificar toda a sinalização e se comunicar com outros veículos para evitar colisões. Outra função importante é servir como um fiscal do próprio motorista, emitindo alertas quando perceber que o ser humano atrás do volante não está em condições de dirigir.
Há cinco níveis para classificar a automação de veículos, criados pela SAE, Sociedade de Engenheiros Automotivos. Os completamente autônomos, ou seja, capazes de lidar com todos os aspectos da direção sem nenhuma intervenção humana, são os carros de nível 4 e 5. Há quem diga que eles estarão por aí em 2030.
No nível 3, você não está dirigindo, mas o sistema ainda pode pedir sua ajuda. Por enquanto, o único carro comercial nessa categoria é o Audi A8, anunciado em 2017, mas que ainda está batalhando por regulamentação para circular nas ruas da Alemanha. O que existe atualmente em alguns países são automóveis de nível 2 de automação, como alguns modelos da Tesla que, entre outras características, conseguem mudar de pista sozinhos.
"O salto tecnológico foi muito rápido. Conseguimos chegar a protótipos que já estão funcionando em situações reais", observa Osório. É o caso da Waymo, que conseguiu aprovação para colocar veículos considerados de nível 4 nas ruas da região metropolitana de Phoenix, nos Estados Unidos, para transportar passageiros. Por enquanto, há motoristas (humanos) de prontidão em todos os carros.

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