Ilha de Búzios (esquerda) e Vitória (direita).
A formação geológica em Ilhabela é rica e nos diz muito sobre o passado do nosso planeta. Sua peculiaridade ajuda pesquisadores a compreenderem o período do supercontinente Gondwana.
O município arquipélago de Ilhabela possui um território de 348,3 km² (IBGE) e suas principais ilhas são, pela ordem em termos de área, a de São Sebastião (33737 ha), a dos Búzios (739 ha), a da Vitória (219 ha) e a dos Pescadores (20 ha) - todas habitadas. Fazem parte ainda do arquipélago diversas ilhas e ilhotes.
As Ilhas da Vitória, dos Pescadores e dos Búzios ficam a 38, 37 e 24 km do continente, respectivamente. As ilhas de Búzios e Vitória ficam, respectivamente, a 28 e 40 quilômetros de Ilhabela. Canoas são as únicas embarcações capazes de atracar no píer precário. Ambas possuem resquícios de cemitérios indígenas pré-históricos. Os habitantes plantam e criam a própria comida, embora a quantidade de peixes esteja diminuindo, mas a Ilha de Búzios possui dois mercados. Falta água potável e os habitantes urinam e defecam na vegetação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário