Total de visualizações de página

sábado, 27 de março de 2021

254 - Ilhas paradisíacas (Brasil - Ilha Grande) - Turismo

Conheça o sítio misto Patrimônio Mundial - Eis um breve descritivo do sítio misto segundo o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional:

Serra da Bocaina: ali se pode percorrer parte do Caminho do Ouro, observar a rica biodiversidade e apreciar a vista da baía da Ilha Grande a partir da Pedra da Macela;Parque Estadual da Ilha Grande: encontra-se uma variedade de oficinas líticas, vestígios pré-históricos de indígenas, que usavam rochas para polir e afiar seus instrumentos de pedra;Reserva Biológica da Praia do Sul: área de preservação máxima, é um santuário da fauna e flora marinhas, e praias bem preservadas;Área de Proteção Ambiental de Cairuçu: tem como principais atrativos praias e ilhas, o Saco do Mamanguá, cultura caiçara, quilombola e indígena, além do sítio histórico de Paraty-Mirim, tem sua paisagem marcada pela tradicional canoa caiçara;Centro Histórico de Paraty: palco de muitos festejos tradicionais, como a Festa do Divino Espírito Santo, registrada como patrimônio cultural brasileiro
Por que é essencial o reconhecimento e a valorização de sítios mistos?

Muitas regiões possuem significados inestimáveis para a humanidade, pois possuem valor arquitetônico, arqueológico, histórico, etnográfico, paisagístico, científico e/ ou antropológico.

Os sítios mistos possuem características culturais e naturais que precisam ser preservadas para a manutenção e propagação da história local, bem como seus atores sociais e aprendizados de toda sua ancestralidade.

Respeitar e preservar esses locais é a garantia de que toda a carga cultural da região será preservada e perpetuada com o tempo.

Possuir em sua cidade, município, estado ou país, regiões reconhecidas pela UNESCO, significa que toda essa área possui um valor inestimável para toda nação e para a humanidade.

A ideia de criar essas chancelas surgiu em 1972, durante a 17ª reunião da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Eles temiam que diversos locais importantes desaparecessem com a evolução da vida social e econômica, e também por causa da deterioração natural que tudo sofre. O objetivo então era desenvolver um meio de proteger e conservar esses lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário