Apelidada de "Arca de Noé", a cápsula consiste numa casca de fibra de vidro que envolve um esqueleto de aço. A intenção do fazendeiro é vender a ideia para governo e organizações internacionais. O invento poderia ser útil em caso de emergências.
Qiyan já construiu sete cápsulas. Segundo o inventor, elas são capazes de boiar na água e algumas possuem um sistema de propulsão próprio. Na parte interna, acomodam até 14 pessoas e têm tanques de oxigênio. Elas são projetadas para manter estabilidade dentro da água.
Liu desenvolveu o invento no quintal de sua casa, em Qiantun, na província de Hebei. A inspiração veio de filmes como '2012' e do tsunami que devastou regiões da Ásia em 2004, contou o chinês à agência de notícias AFP.
Resta saber o custo do invento, pois pode ser uma alternativa às palafitas construídas nos mangues. Filmes catástrofe provocam uma situação curiosa. Lembro que à época do lançamento do "Inferno na Torre", onde um grande incêndio consumia um moderno edifício, houve, de forma trágica, grandes incêndios em São Paulo, com muitas vítimas, no caso do Joelma e Andraus.
Se discute muito, o aquecimento global, com o derretimento das calotas polares, e consequente aumento do nível do mar. Existem estudos sérios considerando esse fator, mas nada que terras um pouco acima do nível do mar hoje, venham a ser afetadas. Quem sabe ele consegue empurrar, ou rolar seu invento para pessoas um pouco mais temerosas, e dispostas a comprar essa bola hermética e "segura"...
Nenhum comentário:
Postar um comentário