Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

01 - As desculpas a evitar - Trabalho/Economia/Finanças


O objetivo de ganhar ou deixar de perder dinheiro pode ser comparado ao de realizar uma dieta: para concluí-lo, é necessário enfrentar sacrifícios e, às vezes, frustrações.
Para Vera Rita de Mello Ferreira, do Núcleo de Estudos Comportamentais (NEC) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o consumidor cria desculpas e adia decisões importantes por conta da falta de tempo da vida moderna. Mas isso também acontece por causa da dificuldade em encarar que se tem menos patrimônio do que gostaria. "O dinheiro nunca é o assunto preferido".
Enquanto o problema não é encarado, o orçamento pode ser devorado por multas, falta de rentabilidade em investimentos e dívidas com taxas de juros de dois dígitos. Veja a seguir as desculpas financeiras mais comuns:

1) Sou muito jovem ou velho
A idade não deve ser o único critério para nortear objetivos financeiros e muito menos uma desculpa para deixar de encarar responsabilidades.
Samy Dana, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) lembra, porém, que, quanto mais jovem, menos sacrifícios serão necessários para atingir estes objetivos. "É necessário pensar na aposentadoria cada vez mais cedo".
Mesmo no caso de quem não se preparou desde cedo, a educadora financeira Eliana Bussinger lembra que nunca é tarde para aprender a viver com mais simplicidade e dividir gastos.
Dessa forma, é possível aumentar a renda durante a aposentadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário