Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

02 - "Jet Lag" - como amenizar os efeitos - Turismo/Saude

Procure dormir e se alimentar nos novos horários para evitar os efeitos do jet lag. Se a viagem for de curta duração, de menos de cinco dias, o melhor é tentar manter, no destino, os horários de dormir e comer os mais próximos possíveis do seu dia a dia, para não estranhar na volta. No caso de viagens mais longas, o ideal é tentar se habituar ao horário do destino nos dias anteriores ao do embarque. “Se você for para um lugar de horário adiantado, se possível, tente dormir mais cedo para se aproximar ao horário do local em que vai checar”, diz Johanson.
Durante o próprio voo é possível começar a adaptação, o que pode significar não aceitar a comida servida no avião. Caso a fome não permita a recusa, opte por alimentos leves e evite o álcool para que não haja distúrbios nos padrões de sono. Para conseguir dormir no período desejado, pode-se fazer uso de calmantes e sedativos, sob prescrição médica. Os medicamentos, no entanto, não são recomendados no avião, especialmente em viagens longas, pois a falta de movimentação por muito tempo pode favorecer o aparecimento de trombose venosa.
Outra dica para amenizar os sintomas é, assim que chegar, se expor ao ar livre e fazer um exercício leve, como uma caminhada. “Nosso organismo se adapta conforme a quantidade de luz do ambiente. Se falta luz, o corpo entende que está se aproximando da hora de dormir, se tem muita luz, é o contrário”, explica o infectologista. Para o corpo ter mais tempo para se adaptar a luz, vale a pena também marcar o desembarque para o período da manhã.
Afinal, viajar é ótimo, principalmente quando se pode apreciar o local a ser visitado. Mesmo em viagens profissionais, existem os horários livres, então tem se habituar ao local, e adeque de forma equilibrada, seu relógio biológico. E boa viagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário