Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de junho de 2018

01 - O DIA A DIA NO LADO SEM GLAMOUR DE DUBAI - Turismo/Sociedade

Cidade do Oriente Médio atrai investidores para projetos bilionários, mas esconde contraste social
As ruas do centro velho de Dubai concentram lojas populares e atraem turistas

Al Ras é um bairro escuro e apertado, cheio de becos, incrustado na região do Deira, a cerca de 20 quilômetros do polo financeiro de Dubai, o mais populoso e um dos mais ricos principados que fazem parte Emirados Árabes Unidos. É nesse miolo de Al Ras que se concentram as “souks” (mercados livres) e que pulsa um lado menos glamourosa de Dubai, mas nem por isso desinteressante.
A economia informal domina essa região sustentada por vendas de versões “genéricas” de roupas e bolsas de marcas de luxo - como Louis Vuitton, Gucci e Chanel -, bijuterias e joias de ouro a preços convidativos. Entre os clientes, os turistas se misturam ao público local, que são imigrantes em sua maioria. O bairro de Al Ras é uma versão árabe da popular rua 25 de Março, no centro de São Paulo, considerada a meca paulistana dos consumidores em busca de boas pechinchas.
Os produtos falsificados são vendidos em microlojas dentro de galerias e até mesmo em porta-malas de carros. Andar pela região do Deira é uma aventura à parte. Uma realidade bem diferente da mesma Dubai que concentra investidores bilionários, formados em sua maioria por europeus e asiáticos, que buscam oportunidades de negócios, sobretudo na construção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário