Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de julho de 2018

06 - Festa de despedida desta etapa de vida - Doença terminal - Sociedade


This July 24, 2016 photo provided by Niels Alpert, Betsy Davis, smiles during a going away party with her family and friends in Ojai, Calif.  In early July, Davis emailed her closest friends and family to invite them to a two-day celebration, telling them: "These circumstances are unlike any party you have attended before, requiring emotional stamina, centeredness, and openness.  And one rule: No crying."  Davis, diagnosed with ALS,  held the party to say goodbye before becoming one of the first California residents to take life-ending drugs under a new law that gave such an option to the terminally ill. (Niels Alpert via AP)
A morte é um tabu. Alguns povos comemoram seus mortos, realizando festas alegres, onde entendem que os que partiram, não gostariam de tristeza. Outros cultuam e, o momento que é tão dolorido, se torna ainda mais pesado.
É conhecida a máxima que começamos a morrer assim que nascemos.  E todos iremos morrer, ao menos o corpo perecerá, conforme entendimento de muitas religiões, onde somos matéria e espírito. O Espírito viverá mesmo com o corpo inerte.
Eu, pessoalmente tenho minha posição religiosa, mas que não deve influenciar nas demais pessoas, pois cada qual deve escolher seu caminho onde se sinta acolhido. Então, sou daqueles que entendem que apenas o corpo se deteriora, e aqui estamos para melhorar nossas atitudes, pensamentos, posturas. Estamos para evoluir, aprendendo o respeito, caridade, humildade, trabalho e preservação. Nisso eu acredito e tenho procurado me focar, sem tirar de lado minhas preocupações diárias e necessidades sociais/econômicas.
Betsy Davis definiu o fim de sua jornada, com isso elegeu uma reunião de despedida, de forma festiva e alegre, apesar de considerar o momento complicado. Busco ter dignidade em sua partida e assim o fez. O reencontro com as pessoas, eu encaro como um resgate, procurando dirimir qualquer desavença.
Não sei se ela fez o certo, mas é algo que não podemos julgar, pois ela teve a possibilidade de escolha e assim o fez. Que o sorriso estampado nos faça refletir e entender que morrer pode ser apenas uma nova forma de renascer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário