Meu olhar, uma forma de avaliar as notícias, não apenas como elas são fornecidas. Um pouco sobre quase tudo, buscando respeitar e não polemizar muito.
Total de visualizações de página
sexta-feira, 20 de julho de 2018
Nasa adia mais uma vez lançamento de poderoso telescópio espacial - Astronomia
A lente principal do telescópio James Webb em uma foto tirada no Texas em 16 de maio de 2017
O lançamento do poderoso telescópio espacial James Webb foi adiado mais uma vez pela Nasa devido a problemas técnicos e erros humanos, e não acontecerá antes de março de 2021. Projetado na década de 1990, o telescópio deveria ter sido inaugurado inicialmente em 2010, como foi anunciado em 2002. Mas esta data foi sendo adiada, primeiro para 2013, depois para 2018, 2019, e em março deste ano houve o anúncio de que estaria pronto para maio de 2020.
Uma comissão independente foi nomeada para fazer uma avaliação sobre os avanços em sua construção e seu relatório. Ao mesmo tempo, a Nasa anunciou que a nova data para a estreia deste telescópio seria em 30 de março de 2021, e que seu custo total subiria para 9,6 bilhões de dólares - dos quais 8,8 são para seu desenvolvimento -, 800 milhões a mais do que havia sido autorizado pelo Congresso, que deverá realizar uma votação para aprovar uma extensão do projeto. Em 2007 foi calculado que o James Webb custaria 4,5 bilhões.
A agência espacial europeia e o Canadá são sócios neste complexo projeto, que aspira a construir um telescópio cem vezes mais potente que o Hubble, inaugurado em 1990. Será posto em órbita em volta do Sol, a 1,5 milhão de km da Terra, enquanto o Hubble está a "apenas" 600 km. Será dobrado como um origami dentro de um foguete do tipo Ariane 5, lançado de Kourou, na Guiana Francesa, e sua implementação será particularmente complicada. Seu escudo solar, de cinco camadas, será do tamanho de uma quadra de tênis.
Tom Young, que dirige a comissão que avalia este projeto, informou que o erro humano, a falta de experiência em áreas como o escudo solar, a grande complexidade da tarefa e um otimismo exagerado foram as causas deste último adiamento.
A resposta da Nasa a tudo isso?! "Vale a pena esperar por Webb".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário