Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de maio de 2019

09 - Anúncios 'Sexistas" do passado - Sociedade

8.

Crédito: Reprodução

"Se homens odeiam olhar para você _leia isto_. Milhares de garotas magrelas ganham de 5 a 10 kg - rápido!". Durante a Grande Depressão, magreza virou sinal de miséria, e ser magra saiu de moda. Produtos à base de leveduras garantiam ganho de peso para ter o novo corpo ideal.

quinta-feira, 30 de maio de 2019

08 - Anúncios 'Sexistas" do passado - Sociedade

7.

Crédito: Reprodução

"Cabelo bonito, olhos bonitos, dentes bonitos... MAS esses charmes são desperdiçados se ela usa o desodorante errado."

quarta-feira, 29 de maio de 2019

07 - Anúncios 'Sexistas" do passado - Sociedade

6.

Crédito: Reprodução

"Que pessoa azeda com a qual me casei! Correção... Ele é um doce!" Como o sabonete íntimo Lysol salvou o casamento de Jane.

terça-feira, 28 de maio de 2019

06 - Anúncios 'Sexistas" do passado - Sociedade

5.

Crédito: Reprodução

"Sofri por cólicas menstruais". A propaganda do Feminicin, remédio contra cólicas, dá voz ao marido para falar sobre a questão: "Sinto pena de qualquer mulher que sofra de cólicas menstruais. Mas também sinto pena por seu marido", diz o anúncio.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

05 - Anúncios 'Sexistas" do passado - Sociedade

4.

Crédito: Reprodução

"CASPA! Ela está prestes a perder seu copiloto. Com o Head & Shoulders, poderia tê-lo mantido."

domingo, 26 de maio de 2019

04 - Anúncios 'Sexistas" do passado - Sociedade

3.

Crédito: Reprodução

"Ela era uma garota de um só encontro". Propaganda do cereal All-Bran da Kellongg's para combater a constipação, que, segundo a marca, podia acabar com as chances de uma garota chegar ao segundo encontro.

sábado, 25 de maio de 2019

03 - Anúncios 'Sexistas" do passado - Sociedade

2.

Crédito: Reprodução

"Ele não me beija mais". Segundo o anúncio, trocar batom comum e gorduroso por um da marca Tangee é a solução.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

02 - Anúncios 'Sexistas" do passado - Sociedade

Certo anúncio resume a ideia geral: era preciso viver como se estivesse num concurso de beleza. Todos os dias.

1.

Crédito: Reprodução

"Apresentando as perdedoras." Propaganda sobre as candidatas à aeromoça recusadas pela companhia aérea Eastern por não se encaixarem no modelo de perfeição extrema exigido pela empresa.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

01 - Anúncios 'Sexistas" do passado - Sociedade

Propagandas mostravam os 'erros' que as mulheres podiam cometer, como ter cheiro, lavar louça, menstruar, e, claro pesar demais - ou de menos
Crédito: Reprodução

Evelyn está numa festa, desacompanhada. Amigas discutem sobre o que levou a pobre moça a não ter um namorado. A conclusão? Seus seios pequenos. Mas, espere! Isso pode ser resolvido com um simples creme. E voilà! Trinta dias depois, Evelyn está confiante com seios perfeitamente modelados, pronta para encontrar um marido.
Parece paródia, mas não é. A história faz parte de um dos anúncios veiculados em revistas femininas entre o final do século 19 e a primeira metade do século 20. Para vender não só cirurgia plástica em pote, mas também sabonetes íntimos, maquiagem, produtos para aumentar ou reduzir medidas, cintas modeladoras, remédios para TPM e cólicas menstruais.
Graças à artista norte-americana Cynthia Petrovic, algumas dessas propagandas podem ser vistas na sua página do Facebook, chamada “Do I Offend?”. Todas são retiradas da coleção de revistas femininas antigas de Petrovic, que procura selecionar as mais repulsivas, ofensivas e ridículas e acrescentar uma dose de ironia. Segundo a artista, o objetivo é chamar atenção para algo que não ficou no passado: a estratégia da mídia de vender body shaming para o público feminino. Na descrição da página, ela já avisa: “prepare-se para ser ofendida”.
Isso porque cada mínimo detalhe na apresentação da mulher deveria ser perfeito, desde a aparência até o odor e o estado de espírito dela. Caso contrário, ela acabaria sozinha, já que ser boa mãe e zelar pela casa não era o suficiente. E, claro, havia produtos certos para cada um desses possíveis “defeitos”.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

03 - Como os Jetsons previram o futuro... - Entretenimento

O aspirador de pó é um robô (como o Roomba, lançado em 2002). Num ponto bem menos utópico, câmeras são usadas para patrulhar os empregados, que podem ser demitidos por opiniões descuidadas. Talvez a previsão mais certeira seja o centro de quase todas as piadas: a tecnologia é milagrosa, mas dá "pau" quase a toda hora.
Crédito: Reprodução

Os Jetsons dos anos 60 só tiveram 24 episódios - uma continuação, em 1985, era menos bem inspirada. A razão do seu fracasso foi ser avançada demais para a época. Foi a primeira produção em cores transmitida pelo canal ABC, num tempo em que 97% dos lares norte-americanos tinham TVs em preto e branco.

terça-feira, 21 de maio de 2019

02 - Como os Jetsons previram o futuro... - Entretenimento

O desenho pode ser uma comédia datada, mas acertou algumas previsões. Logo na abertura, pedestres na calçada rolante aparecem compenetrados em seus aparelhinhos portáteis - um deles até parece um tablet. George acompanha as brincadeiras do filho Elroy através de uma câmera. Os jornais são vistos em telas.

George acompanha as brincadeiras do filho através de uma câmera / Crédito: Reprodução

segunda-feira, 20 de maio de 2019

01 - Como os Jetsons previram o futuro... - Entretenimento

Reprodução

O futuro não devia parecer promissor aos norte-americanos em 1962. Cinco anos antes, a União Soviética havia começado a corrida espacial com o Sputnik e, em seguida, colocado o primeiro ser humano no espaço, Yuri Gagarin. O que estava em jogo não era orgulho ferido: o programa espacial soviético indicava que eles podiam atacar os EUA com mísseis intercontinentais.
Em setembro daquele ano, na véspera da da Crise dos Mísseis em Cuba, que a Hanna-Barbera lançou a ficção científica mais deslavadamente otimista da história. No mundo de 2062, não existem comunistas ou armas nucleares.
George Jetson e sua família vivem numa utopia tecnológica, onde objetos do cotidiano ganham adjetivos como "espacial" ou "supersônico". Carros voam - em congestionamentos - e a jornada de trabalho dura três horas (extenuantes, para George) de apertar botões. E ninguém é gordo por falta de exercício.

domingo, 19 de maio de 2019

04 - Transplante de barba: descubra o que é, como funciona e quem pode fazer - Sociedade/Saúde

Por outro lado, Marco Cassol, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), aponta que até indivíduos que se submeteram a cirurgias de reconstrução facial podem, eventualmente, realizar o transplante.
Mas ele lembra que, antes de decidir se é razoável realizar o procedimento, sempre "é necessário definir o motivo pelo qual aquela região não tem barba. Definindo isso pode-se estabelecer o tratamento correto".

Para evitar quaisquer problemas, porém, Bianco recomenda que o interessado procure por uma clínica renomada na área. "Aqui no Brasil tem apenas de 2 a 3 cirurgiões, no máximo, que dominam bem o transplante total de barba, não só o reparador", observa.
Além disso, ele lembra que, caso o procedimento seja realizado por um profissional inexperiente, pode trazer consequências desastrosas para a aparência do paciente.
Finalmente, é preciso tomar muito cuidado no período pós-cirúrgico. "O homem não deve se barbear nos primeiros 15 dias após o transplante e deve evitar a exposição solar prolongada sem nenhuma proteção no primeiro mês", adverte.
Depois disso, o processo do transplante de barba estará completo, e você poderá voltar à rotina costumeira, adotando os cuidados que qualquer homem barbado precisa ter para não perder o estilo.

sábado, 18 de maio de 2019

03 - Transplante de barba: descubra o que é, como funciona e quem pode fazer - Sociedade/Saúde

Quanto à anestesia, Bianco revela que a ela funciona de maneira semelhante àquela usada em uma endoscopia, o que garante um transplante indolor - mas exige a presença de um anestesista na sala para acompanhar o paciente. Ele lembra também que esse tipo de transplante é o segundo mais procurado pelo público masculino que quer ficar barbudo , e perde apenas para a versão capilar do procedimento no geral.
Para justificar a opção por esta mudança estética, Bianco lembra que a efetividade dos produtos para crescer a barba é questionável. "Não há nenhum estudo que comprove a eficácia de medicamentos do tipo".  Dessa forma, segundo Bianco, o transplante é o único modo garantido para ganhar "uma barba densa, que seja natural e que preencha as falhas que o paciente apresenta".
Quem pode fazer um transplante de barba?
Embora o método seja seguro para a maioria das pessoas, sempre existem exceções à regra. De acordo com Thiago Bianco, os médicos costumam evitar fazer o transplante em pacientes com queloides, que são cicatrizes volumosas, comuns em vítimas de queimaduras, cortes profundos ou em pacientes que passaram por cirurgias.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

02 - Transplante de barba: descubra o que é, como funciona e quem pode fazer - Sociedade/Saúde

Mas como, exatamente, funciona o transplante de barba ? E quem pode se submeter ao procedimento? De acordo com o Thiago Bianco, especialista em transplantes capilares, o processo é bastante semelhante ao transplante capilar, e é muito natural. "No local onde os folículos ficam implantados não fica nenhuma marca", diz ele.
Como funciona o transplante de barba?
Basicamente, o processo utilizado, o FUE (Follicular Unit Extraction), consiste na retirada de folículos capilares de uma região doadora e no seu implante na parte do rosto que precisa de barba logo em seguida. "Os ângulos de implantação precisam seguir o padrão natural dos pelos da barba. As unidades foliculares são cuidadosamente lapidadas e separadas", conta o médico.
Diferente do transplante capilar, porém, são usados menos folículos por unidade. Ao invés de 3, são utilizados 2, ou até mesmo 1 folículo. O método também não deve te trazer contratempos na rotina. "São cirurgias ambulatoriais, ou seja, o paciente é liberado no mesmo dia", afirma.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

01 - Transplante de barba: descubra o que é, como funciona e quem pode fazer - Sociedade/Saúde

Nada tema, com o transplante de barba não há problema. Atualmente, você pode fazer um procedimento semelhante ao transplante capilar para ganhar um manto de respeito, sem sofrer muito com efeitos colaterais - desde que sejam tomados os devidos cuidados - e sem ter de procurar por produtos para fazer a barba crescer.
shutterstock
De careca a barbudo: o transplante de barba pode te ajudar a conquistar o mento de respeito com que sempre sonhou

quarta-feira, 15 de maio de 2019

03 - Quem é vegetariano pode comer ovos? - Sociedade/Comportamento

Ninguém está contestando esta informação - sobre os alimentos permitidos. Mas aqui há algo importante: existem tipos diferentes de vegetarianos – alguns comem laticínios, como queijo, leite e ovos; outros são mais restritos quanto a tudo que vêm de animais.
Resultado de imagem para ovos
Estes são alguns tipos de vegetarianos, segundo a U.S National Library of Medicine (EUA):
Veganos: Esta dieta inclui apenas comidas derivadas de plantas . Eles não comem proteínas animais ou derivados de animais, como ovos, leite ou mel.
Lactovegetarianos: Comem derivados de plantas, além de laticínios.
Ovolactovegetarianos: Esses vegetarianos ingerem derivados de plantas, além de laticínios e ovos.
Semivegetarianos: Esses vegetarianos comem derivados de plantas, além de frango e peixe, laticínios e ovos, mas não comem carne vermelha.
Pescetariano: Esses vegetarianos comem plantas e frutos do mar.
Se eu quiser virar vegetariano, devo comer ovos ou não?
As pessoas viram vegetarianas por uma variedade de razões, então depende dos seus valores pessoais e preferências alimentares. Se você é uma ovolactovegetariana, então, sim, deve comer ovos. Se é uma vegana, ovos não são para você. E se não tem muita certeza: é questão de escolha. Da sua escolha.

terça-feira, 14 de maio de 2019

02 - Quem é vegetariano pode comer ovos? - Sociedade/Comportamento

Sim, ovos vêm das galinhas, ou seja, não entram na dieta vegana (que tem como linha não consumir nada de origem animal). Mas vegetarianos apenas não ingerem carne, certo?
O que os vegetarianos não podem comer?
A dúvida sobre o ovo está em debate, inclusive dentro da comunidade vegetariana. O que está claro: os ovos que você compra no supermercado não são fertilizados por um galo, então não se tornariam pintinhos no futuro.
Além disso, vegetarianos não ingerem proteína animal. Isso significa que as seguintes comidas estão fora do menu deles:
Frango
Frutos do mar
Carne de vaca
Carne suína
Carne ovina

O que os vegetarianos podem comer?
Por outro lado, a lista de alimentos permitidos inclui:
Vegetais
Frutas
Grãos
Legumes
Sementes
Oleaginosas
Que tipo de vegetariano é você?

segunda-feira, 13 de maio de 2019

01 - Quem é vegetariano pode comer ovos? - Sociedade/Comportamento

Agora tanto na moda, os vegetarianos e principalmente os Veganos, onde se cria muita confusão. Para Veganos, ovos não devem ser consumidos, mas e para os vegetarianos?
A resposta é sim e não. Tudo depende do tipo de vegetariano que você é. Conheça cada um deles e saiba se os ovos estão ou não em seus cardápios

Algumas dietas podem excluir tipos de alimentos e grupos alimentares – por isso fica difícil, às vezes, acompanhar o que está no cardápio de cada uma delas. Para os vegetarianos , há um assunto polêmico: os ovos .

domingo, 12 de maio de 2019

Dia das Mães

Pode parecer repetitivo, talvez o seja, mas falar do dia de hoje é uma das várias formas que podemos manifestar nosso amor. Está na moda alguém.
Infelizmente, minha mãe não mais está neste plano, partiu tem alguns anos, mas sua presença, força, amor, carinho, dedicação, sacrifício entrega foi tamanha, que acho que ainda se manifesta. Falo isso, pois (comentarei com mais propriedade depois) segundo alguns estudos, se tivéssemos equipamento adequado na separação e amplificação, poderíamos escutar os sons do início da vida como entendemos.
Digo isso, pois o som é uma onda, que se propaga no ar, líquido e massas sólidas, mas ele se dispersa, muitas vezes refletindo em superfícies, espalhando a onda, mas na integralidade do som original. Isso aprendi  em física, onde as ondas rebatem e diminuem a intensidade, mas não desaparecem totalmente. Mas realmente isso tento explicar num outro momento.
Mas voltando ao assunto principal do dia, quero manifestar minha visão. A mulher já nasce abençoada, com a possibilidade da maternidade. Que os críticos esperneiem, pois o choro é livre, mas isso é biologia. Nem todas, por opção ou  por restrições acaba abraçando isso. E, pior, nem todas, quando se tornam MÃES, de fato se dedicam ou dispensam os cuidados necessários.
É uma tarefa árdua, que homem algum saberá. Podem até dizer que muitos pais são dedicados que cuidam com amor. Isso jamais vou negar, mas a intimidade que a mulher tem com o filho, durante a gestação é incomparável.
Então, quero dizer que as mulheres, espiritualmente falando, nascem com uma vantagem perante os homens, por esse presente que a natureza pode proporcionar. É um presente trabalhoso sim, mas com zelo e atenção, mesmo não dispondo de muitos recursos, consegue formar pessoas dignas.
Quero dizer com isso, finalizando, que mesmo MÃES, que não puderam gerar seus filhos, mantêm a essência e o carinho, mesmo quando se dispõe a uma adoção, pois isso é uma escolha, e ela dedica o amor incondicional, que  os homens apenas entenderão, um pequeno pedaço, como o tempo.
Esta é minha pequena homenagem à todas MÃES e que tenham um dia muito feliz!

sábado, 11 de maio de 2019

Cães para relaxar antes do embarque - Turismo

Desde 4de maio, os passageiros que passarem pelo Aeroporto de Aberdeen, na Escócia, podem contar com uma ajuda a mais para relaxar e curtir a viagem de avião de forma mais calma e tranquila. Isso porque cachorros de diferentes raças vão passear pelo local para interagir com os visitantes.

No total, 14 cachorros vão passear pelos corredores, sendo dois em cada dia específico da semana. A ação, que começa neste sábado (4) e vai até 9 de junho, é uma parceria do aeroporto com um serviço terapêutico de cães oferecido pela Canine Concern Scotland Trust .
De acordo com informações do site oficial, os voluntários de quatro patas vão encantar os passageiros com um abraço amigável e peludo. “Conhecidos por reduzir a ansiedade , os cães de terapia podem trazer sorrisos e iluminar o seu dia. Com ajuda dos acompanhantes, eles percorrem os terminais e ajudam às pessoas a se sentirem relaxadas e bem-vindas”, diz o site do projeto.
Os animais passeiam vestidos com bandanas e são acompanhados por guias em coleiras no aeroporto . A empresa divulgou um vídeo no Youtube para mostrar como será a ação e, na descrição, afirma: “ Os membros da Tripulação Canina estarão irão dar uma 'mão' (ou pata) para aliviar as preocupações e fazer sua viagem começar da melhor maneira possível.”

sexta-feira, 10 de maio de 2019

03 - Rapaz critica vestido de estudante e ela rebate na web: “Homens são um lixo” - Sociedade

Thea recorreu ao Twitter para expor a situação e mostrar a revolta com a mensagem enviada por George. “Homens são um lixo”, diz a legenda da publicação.
A postagem tem mais de 92 mil curtidas e 6 mil retuítes, o que a tornou um viral na web. Os internautas manifestaram apoio à estudante, condenando a atitude do rapaz. “A ex dele tinha esse vestido e usava quando ela o traiu. É a única explicação aqui”, responde uma.
“Ele diz ‘cresça’ para uma mulher que está claramente confiante e segura de si. Uma tentativa velada de compensar os próprios problemas dele com a autoimagem e o status. Triste”, pontua um usuário da rede social .
Muitas mulheres também perguntaram onde Thea comprou o vestido, afirmando que queriam um igual. “Onde você conseguiu esse vestido ? Preciso dele!”, questiona uma seguidora. Uma das respostas à publicação destacou a beleza da jovem e criticou a abordagem de George: “A mãe dele nunca o ensinou ‘se você não tem nada de bom para dizer, não diga nada’?”.
Men are trash. (Included the pic he’s on about 🙃)

 
Na minha modesta opinião, quem não quer ser criticado ou estar sujeito à criticas, que não se exponha. As pessoas gostam de se solidarizar quando alguém faz um choro, mas, convenhamos, ela expôs, ele opinou, não era isso que ela esperava? Que as pessoas tenham bom senso, pois está faltando.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

02 - Rapaz critica vestido de estudante e ela rebate na web: “Homens são um lixo” - Sociedade

Indignada, a estudante rebateu na plataforma de relacionamento : “Por que você achou que deveria comentar isso? Sua cabeça está tão longe que pensou que sua opinião era importante?”.
O homem, porém, insistiu em insultar a roupa da jovem e chegou a, inclusive, dizer que o vestido parecia “trabalho de loja de caridade”. “Cresça e compre roupa em um lugar decente”, atacou ele.
Reprodução/Instagram/@thealaurynchippendale
Thea compartilhou a situação no Twitter e foi muito apoiada pelos internautas. "Homens são um lixo"

quarta-feira, 8 de maio de 2019

01 - Rapaz critica vestido de estudante e ela rebate na web: “Homens são um lixo” - Sociedade

Thea recebeu críticas relacionadas à roupa escolhida em uma mensagem no Tinder. Indignada, ela desabafou no Twitter e ganhou apoio dos internautas O Tinder é uma plataforma de relacionamento muito utilizada pelos jovens, mas nem tudo são flores. Thea Lauryn Chippendale, estudante americana de 20 anos e uma das usuárias do aplicativo, recebeu uma mensagem um tanto quanto desagradável de outro usuário da rede social relacionada a seu vestido, e foi ao Twitter desabafar.
Reprodução/Instagram/@thealaurynchippendale
O vestido usado por Thea nessa foto foi criticado por um usuário do Tinder

No texto, um rapaz, chamado George, iniciou a conversa com Thea expondo a opinião dele sobre um vestido da moça. “Não vou mentir, o vestido da sua última foto não é nada favorável. Espero que isso ajude”.

terça-feira, 7 de maio de 2019

02 - Star Wars Galaxy's Edge: apenas 4 horas - Entretenimento

Alguns deles receberam um e-mail confirmando suas vagas para o Galaxy's Edge em datas anteriores ou posteriores às suas idas ao parque californiano da Disney. Posteriormente, os erros foram corrigidos. Segundo o The Sun , quem quiser ir ao parque visitar a atração mas não for se hospedar nos hotéis da Disney poderá fazer reservas online.
Reprodução/Twitter
A todo vapor: o Star Wars Galaxy's Edge será lançado ainda este ano tanto na Califórnia como em Orlando (foto)

O esquema de 4 horas de funcionamento não durará para sempre, no entanto. Como relatado anteriormente pelo iG Turismo, a atração no Disneyland Resort entrará em pleno funcionamento a partir de 23 de junho.Quem preferir ir para Orlando nas férias, porém, precisará esperar até depois de agosto para visitar o Star Wars Galaxy's Edge , pois a área temática só abrirá no Walt Disney World em 29 de agosto.

segunda-feira, 6 de maio de 2019

01 - Star Wars Galaxy's Edge: apenas 4 horas - Entretenimento

Quem já estiver hospedado nos hotéis dos parques da Disney na Califórnia durante as primeiras semanas de funcionamento do Star Wars Galaxy's Edge tem entrada garantida para a área temática baseada no universo da icônica saga cinematográfica.
O novo parque da Disney com temática de Star Wars deve abrir no meio do ano na Califórnia, e depois em Orlando

No entanto, segundo o tabloide britânico The Sun , a janela para aproveitar o Star Wars Galaxy's Edge a partir do dia 31 de maio (a data de inauguração da área) será bem pequena, tanto no que diz respeito à duração como no que diz respeito às atrações. Ao todo, os visitantes terão apenas 4 horas por dia para garantir seu lugar em uma única atração de Star Wars nos parques da Disney na Califórnia , a Millenium Falcon: Smuggler's Run .
De acordo com o tabloide, um representante do Dinseyland Resort afirmou que o limite serve para evitar filas muito extensas e congestionamento dos parques. Por outro lado, alguns usuários tiveram problemas com as suas inscrições para a atração.

domingo, 5 de maio de 2019

03 - Após doença do filho, vice-campeã olímpica de basquete entra para faculdade - Esporte

Resultado de imagem para Claudia Maria Pastor
No início deste ano, mais especificamente em fevereiro, Claudia retomou seu contato com o basquete no Jogo das Estrelas da NBB . Ela trabalhou como voluntária no evento que aconteceu em Franca (SP) entre os dias 06 e 09 de fevereiro.
Durante o evento, ela encontrou Paulo Bassul, técnico que a revelou como jogador. “Fiquei feliz. Ele fez um discurso contando minha história, que a maioria das pessoas não conhecia. Para mim, é sempre uma emoção pisar numa quadra e ver outras pessoas praticando o esporte que me projetou para o mundo e me ajudou a estar aqui”, comentou.
“Tenho 47 anos e estou cheia de planos. Não é porque estou em uma idade fora do padrão que me curvarei a isso. Comecei no basquete aos 16 anos, época considerada tardia, e isso não me impediu de ser atleta profissional. Sinto que estou vivendo o começo de muitas coisas novas, quero realizar minha missão de ajudar ao próximo e doar um pouco de mim para quem precisa", finaliza.

sábado, 4 de maio de 2019

02 - Após doença do filho, vice-campeã olímpica de basquete entra para faculdade - Esporte

“Não havia tratamento no Brasil, só em Paris”, relembra ela, que leiloou a medalha olímpica e participou de campanhas para ajudar a custear as despesas de duas viagens para a França em 2016.  Meu filho fez cirurgias no cérebro e está curado. Percebi que muitas pessoas viviam a mesma situação, mas não tinham as mesmas oportunidades do que eu, então pensei como poderia ajudá-las", comenta Claudia.
A saída então foi entrar na faculdade de direito para que pudesse ajudar outras famílias. "Quero me desenvolver na área e batalhar para que o Brasil assegure tratamento para todas as condições de saúde. Quando isso não for possível, como no caso do meu filho, o tratamento no exterior possa ser garantido e custeado pelo Estado. Minha grande missão é ajudar as crianças".Reprodução/Leandro Las Casas
Cláudia e o filho Maurílio, causa de sua inscrição na faculdade de direito

Contemplada com um Projeto de Bolsa Científica, Cláudia aproveita todas as oportunidades que tem dentro do campus. Além da iniciação, ela participa de um projeto de revitalização da Casa Dom Bosco, um espaço que acolhe crianças e adolescentes afastados do convívio familiar. “As pessoas não devem cursar a faculdade centradas apenas no ‘eu’”, aconselha.

sexta-feira, 3 de maio de 2019

01 - Após doença do filho, vice-campeã olímpica de basquete entra para faculdade - Esporte

Claudia Maria Pastor enfrentou uma doença grave com o filho Maurílio e espera lutar por outras crianças após se formar em direito na UNISAL
Divulgação
Cláudia Maria Pastor foi medalha de prata no basquete nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta

O que um esportista faz na aposentadoria? Continua atuando em sua modalidade? Aproveita a família? No caso de Claudia Maria Pastor, campeão olímpica no basquete, a melhor opção foi entrar para a faculdade.
Parte da seleção brasileira feminina de basquete que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, Claudia se aposentou do esporte um ano depois da competição por uma grave lesão no joelho e hoje está no terceiro ano da faculdade de direito.
Ela ingressou no curso do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), em Americana, por conta da doença do filho. Maurílio nasceu com má formação congênita no hipotálamo (hematoma hipotalâmico ), uma doença que provoca convulsões diárias.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Pai de atleta trans relata episódios de preconceito em competição de patinação - Esportes


Pai da patinadora trans Maria relatou episódios de preconceito contra a filha em competição. Foto: Acervo Pessoal

Atleta trans, a patinadora Maria Joaquina Reikdal, de 11 anos, compete há dois anos e tem uma trajetória marcada pela luta para praticar a modalidade. O pai e treinador dela, Gustavo Uchôa Cavalcanti, escreveu um texto para o site da revista Marie Claire em que relata episódios de discriminação e preconceito por que ela passou durante o Campeonato Sul-Americano disputado em Joinville, na última segunda-feira.
Maria inclusive teve que recorrer à Justiça para poder concorrer, mas segundo o pai dela, foi tratada de maneira totalmente discriminatória. "Os organizadores do evento fizeram uma foto oficial e somente Maria não foi convidada. Deram presentes para todos, menos para Maria. Isso machucou muito ela', escreveu Gustavo
Ainda segundo Gustavo, Maria não competiu em igualdade de competições com as demais patinadoras. "E no dia da competição, mesmo ela tendo liminar que garantia seu direito como todos no campeonato, ela foi a única atleta que não pode ter o reconhecimento de pista e a única atleta do Brasil que não tinha o uniforme da delegação', relatou Gustavo.
De acordo com o texto, Maria deveria ser a 17a atleta a competir, mas mudaram o cronograma em cima da hora e ela foi a primeira a se apresentar. "Ela nem estava pronta ainda, pois na previsão tinha duas horas para preparar cabelo maquiagem. Fizeram de maldade. Porque mesmo questionado sobre esta mudança de regra, não apresentaram nenhum documento ou explicação plausível na hora", desabafou Gustavo.
Desculpem minha posição, mas trans é uma mudança física de alguém que nasceu com os cromossomas sexuais, então terá o desenvolvimento físico provável do sexo de nascimento. Então se nasceu homem, terá uma vantagem física sobre as mulheres, ou desvantagem, se for o oposto. Que concorram numa categoria própria, e será mais justo, sem choro, sem reclamar, pois a natureza física é um fato que não dá para contestar, apenas ajustar a como a pessoa se vê, mas tem de entender diferenças.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Sonda da Nasa registra pela primeira vez tremor na crosta de Marte - Astronomia

A sonda sismológica da missão americana InSight registrou pela primeira vez tremor no solo de Marte. De acordo com informações divulgadas pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), o fraco sinal sísmico, detectado pela sonda, foi gravado no dia 6 de abril. “Este é o primeiro tremor registrado que parece ter vindo do subsolo do planeta”.
Os cientistas ainda estão examinando os dados para determinar a causa exata do tremor. “Nós estamos coletando ruído de fundo até agora, mas este primeiro evento oficialmente dá início a um novo campo: sismologia marciana”, disse Bruce Banerdt, que integra a equipe principal de cientistas que monitoram a sonda InSight, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), em Pasadena, na Califórnia.
O sismógrafo da InSight, que pousou na superfície marciana no dia 19 de dezembro de 2018, permitirá aos cientistas coletar dados das movimentações da crosta marciana.
Ao estudar o subsolo profundo de Marte, eles esperam aprender como outros mundos rochosos, incluindo a Terra e a Lua, se formaram.
“É tão emocionante finalmente provar que Marte ainda é sismicamente ativo”, disse Philippe Lognonné, chefe da equipe do Seismic Experiment for Interior Structure (Seis), do Instituto de Física do Globo de Paris, na França.