Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

02 - Ensinar o que é ativismo não pode... - Sociedade

Em um comunicado publicado na internet em 30 de novembro, o presidente-executivo dos Colégios Lomas Hils, Victor González, afirmou que a professora foi demitida por ter cometido três erros: `exibir um filme de classificação B-15 no México para alunos de 13 e 14 anos sem o consentimento dos pais`; `sair da sala de aula durante a projeção sem oferecer orientação aos alunos`; e `ignorar os pedidos expressos de seus alunos para suspender a projeção do filme, que mostra conteúdo sexual explícito e obrigando-os a permanecer na sala`.Na nota, o presidente-executivo diz que o colégio `reconhece e respeita o direito dos pais de família a decidir que filmes seus filhos podem ver, pelo que o comportamento da professora Cecilia Hernández resulta inaceitável`, que `é lamentável que a professora Cecilia Hernández não tenha respeitado a opinião de seus alunos` e que, `devido a este erro, o Colégio Lomas Hill se viu na penosa necessidade de prescindir de seus serviços`.
O comunicado afirma ainda que a Lomas Hill `seguirá promovendo ativamente de maneira teórica e prática, os valores da convivência harmônica na diversidade em que vivemos, sem reparar nas características, condição pessoa nem preferências dos seres humanos`.
Cecilia afirmou nunca ter recebido a orientação de que os pais devem aprovar com antecedência os filmes a serem exibidos aos alunos no colégio e que a classificação B-15 é `unicamente informativa, e não restritiva`. Ela disse que, estando na presença de um adulto, a regulamentação permite que os estudantes assistam ao filme, e que os 30 minutos exibidos não continham cenas de conteúdo sexual explícito. `Estão dizendo que o que aconteceu é ilegal, mas não é`, afirmou Cecilia, que diz estar sofrendo ameaças e ofensas depois que decidiu tornar o caso público.
Ela ainda registrou uma queixa na Comissão Nacional de Prevenção à Discriminação (Conapred, na sigla em espanhol). `Não quero ser readmitida, nem quero uma compensação econômica [por causa da demissão]. Só quero ter a chance de explicar para os pais qual foi o meu objetivo. Eu me dedico a ensinar adolescentes, não quero que haja um grupo de pais e alunos que fique com a 
ideia errada sobre isso`, disse.Segundo Cecilia, um primeiro pedido de reunião entre a Conapred, o colégio e a professora foi negado pela Loman Hill. A professora, agora, se dedica apenas ao seu consultório de psicologia clínica, enquanto espera o desenrolar do caso, para decidir se voltará a dar aulas.
Bem, a sociedade deve se reinventar. Devemos ter em mente a nova formação familiar e o conceito de que as pessoas podem amar outras, e relacionar-se afetivamente com pessoas do mesmo sexo. Isso não implica em conduta pecaminosa ou promíscua. Se assim for, muitos adolescentes que estão com hormônios à flor da pele podem ser classificados como? E as meninas, que como as mulheres hoje, descobriram o prazer no sexo? A hipocrisia que atrasa e desenvolvimento da sociedade.
Não pretendo com isso levantar bandeira alguma, apenas manifestar que devemos aprender a conviver. Aceitar ou não isso é foro intimo. Respeitar faz-se necessário e urgente. Entender que as pessoas devem ter conhecimento para aprender a respeitar não implica em mostrar cenas ousadas ou pornográficas  Aprendizado apenas, sem mais delongas moralistas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário