Total de visualizações de página

sábado, 26 de janeiro de 2013

Decorando o Coração - Comportamento/Sociedade/Relacionamento

Recebi este material, e achei uma leitura deliciosa, considerando que está repleta de conhecimento científico, associada à correlação que fazemos do sentimento maior que é o amor. Espero que apreciem. Eu adorei, mas sou suspeito, pois o amor move as pessoas. É pelo amor, que lutamos, e amor em todas suas variações, desde o amor incondicional, que trata do amor da mãe pelo filho, até o amor fraternal.
Sejamos mais propensos a encarar as funcionalidades e curiosidades, do órgão principal de nosso sistema cardiovascular. Boa leitura e bom aprendizado...
Dizem alguns anatomistas por aí que o coração surgiu a partir de várias torções de vasos que foram se rearranjando, adquirindo forma, contratibilidade e por fim, sentimento. Desde a pedra polida até hoje, o coração é mais que um simples órgão que bate, que palpita ou que infarta. Está sempre associado ao melhor e ao pior dos sentimentos: o amor! 
Falemos um pouco da anatomia do sistema cardiocirculatório, bem como a anatomia do amor. Desde quando as minhocas adquiriram o que foi chamado de "circulação fechada", o coração iniciou sua evolução, até que na classe Mammalia, começou a involuir dando origem ao coração humano. 
Tão pecaminoso que em tempos passados, no Egito, era pesado e medido, e se por ironia do destino alguém sofresse de hipertensão ou qualquer outra cardiopatia e extrapolasse as medidas padrões, estaria condenado automaticamente ao inferno. Que pena maldita! Ou maldito seriam os corações do clero que sacrificaram tantos pagãos por aí? 
O coração humano é composto por dois tipos de cavidades: átrios e ventrículos. Irônico, não? Acreditava-se (e muita gente ainda acredita!) que o coração era o centro das emocões, como se o átrio fosse o "id" ( ausente de autojulgamento, já que exerce função passiva no coração) e o ventrículo fosse o "superego" ( aquele que te coloca pra andar na linha e te faz dormir se sua fisiologia está errada). 
Não sei se estou certo, mas Freud explica, ele sempre explica! Dizem que "decorar" é colocar no coração o que torna certo quando os professores chatos dizem: Vocês não devem decorar, e sim aprender! Poxa, agora fiquei confuso! 
Então, se eu preciso aprender, primeiro é necessário colocar no coração e depois mandar para o cérebro? Não sei, mas acredito que o amor não vai pro cérebro; na verdade fica alojado feito Trypanosoma cruzi ali mesmo no coração causando lesões, imprimindo memórias e fibrosando o passado. 
Fazendo dos nossos traços escalariformes (ponte que promove excitabilidade em duas almas), escadas sem degraus; bem como transformando o nó sinoatrial e atrioventricular (os que geram nossas emoções!) em nós cegos, apertados e inflexíveis!E de onde surgiu a expressão " você só tem ódio no coração"? Plagiando Einstein, escuridão é mera ausência de luz, logo, ódio é mera ausência de amor no coração, ou talvez de oxitocina que, segundo vários pesquisas, é o "hormônio do amor". 
Talvez por toda essa história e todos esses fatos, o coração continua sendo tão discutido e tão associado às emoções. O fato é que, não importa se o cérebro comanda realmente as emoções ou se o coração simplesmente bombeia o sangue, o que vale ressaltar é que sem o coração seu cérebro não alimenta e sem o cérebro o coração nunca seria associado às emoções.
A circulação humana é fechada, composta por veias e artérias que se anastomosam formando uma rede circulatória complexa e necessária à vida. Sendo assim, baseie-se em sua circulação pra viver: esteja fechado aos sentimentos ruins e aos preconceitos, mas esteja aberto às novas ideias e a novos ideais; esteja disposto a viver conectado às várias pessoas, recebendo e doando quando necessário; esteja apto a exercer sua função, seja levar algo a um outro coração ou receber algo, mesmo que simples, de um outro simples coração. 
Lembre-se que por mais que seja difícil a anatomia do coração, bem como a anatomia do amor, e o quão feio seja decorar nomes como "músculos papilares, músculos pectíneos, cordas tendíneas, artérias coronárias", há grandes motivos deles estarem vivos e há grandes motivos de você também estar.
Aqui quero efetuar uma retificação e farei de forma de publicação de novo material. A autoria correta é de Álvaro Sales, a quem agradeço por brindar com esse texto que transcrevi acima. Mantenho meu comentário pela leveza e complexidade no trato de assunto técnico/científico. Suprimi o final de meu comentário, mas o café é para um brinde a qualquer hora e momento!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Grupo Suprema Decor

Loja 01 - Alameda dos Maracatins, 99 - Moema - SP
Fone:  (11) 3539-1800 | 3539-9500

Loja 02 - Shopping D Av. Cruzeiro do Sul, 1100 - Loja 2208/2209
Fones:  (11) 4506-6098 | 4506-6099


O Grupo Suprema Décor, tem como objetivo, apostar no diferencial de atendimento e qualidade, com preços justos para o conceito de mobiliário planejado. Buscamos com isso a eficiência e satisfação. 

5 comentários:

  1. Boa noite!!! Fico muito feliz por terem postado esse texto, contudo, o Autor do mesmo não se trata de Alan Figueiredo e sim Álvaro Sales...
    Peço, por gentileza, os devidos direitos autorais.
    Obrigado!
    att,
    Álvaro Sales

    ResponderExcluir
  2. O que prova o que eu digo:
    http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4016944

    ResponderExcluir
  3. O autor do texto é o Álvaro Sales, aluno de medicina da Universidade Federal de Goiás e um dos editores do jornal ''O Esqueleto'' da faculdade.

    ResponderExcluir
  4. Efetuei a correção do artigo, e em breve efetuarei um comentário geral, do que é publicado aqui neste espaço, visto que não busco a originalidade, mas sim me atendo a comentar algo que eu entenda como interessante, onde eu possa pontuar meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!!! Fico feliz que tenha gostado e comentado, gostei muito dos comentários. Só a questão da autoria msm que me deixou triste. Muito obrigado msm!!! Sempre que quiser postar algum outro, é só falar! A grande maioria posto aqui: https://www.facebook.com/alvaro.sales.9/notes

      Excluir