Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de março de 2013

01 Ferias: o que fazer? - Trabalho/Saúde/Comportamento

Já passou. Estamos no que as empresas de turismo chamam de baixa temporada. Isso ocorre quando o fluxo de turistas cai, de forma que a vacância se dá em todos os aparelhos de locais de turismo de lazer. Fica mais evidente em cidades litorâneas, sem um setor industrial ou mesmo agro-pecuário próximo, que justifique a estrutura o ano todo. Em outras palavras: as férias já acabaram.
Agora muitos já começam a se planejar para o próximo período de descanso. Muito comum observar isso nos estudantes. Não adianta nada contar os dias para as férias se você não consegue desligar do trabalho quando chega a hora do descanso merecido. Este é um drama comum – e muitas vezes despercebido – de quem assume responsabilidades demais e talvez se ache único na função. “A sensação é parecida com aquela de quem deixa o filho pela primeira vez na escolinha: achamos que ninguém cuidará dele tão bem quanto nós e que estamos delegando algo importante demais para ser delegado”, compara Branca Barão, coach e autora do livro “8 ou 80 – Seu melhor amigo e seu pior inimigo moram dentro de você” (editora DVS).
O problema de não se desligar nas férias também atinge em cheio profissionais autônomos e microempresários, que não têm carteira assinada ou benefícios garantidos. É o caso da dentista Marcella Gonçalves, 32 anos, que não fica muito tempo sem tirar férias, mas sempre leva trabalho consigo. “Eu fico preocupada em deixar as coisas pendentes, quero estar por dentro de tudo. Não consigo desligar”, confessa.
Da última vez, Marcella passou 15 dias na Europa, mas checava os e-mails do trabalho dia sim, dia não. “No dia em que eu não consegui conexão fiquei com medo de ter algo pra fazer. Mas nem tudo era urgente”, admite. Quando havia de fato algo, depois dos passeios Marcella cumpria as tarefas enquanto as amigas dormiam. De tão exausta pela dupla jornada – passeios diários e noites curtas – acabou dormindo um dia inteiro durante sua estada em Paris. Na noite seguinte, já “descansada”, voltou a checar as mensagens.
Mesmo uma “olhadinha rápida” nos e-mails impede a dissipação do estresse e ainda derruba a produtividade. Ou você pensa que tirar férias é para os fracos? “É a velha história do copo que vai enchendo e enchendo até que um belo dia basta uma gota para transbordar”, diz Branca. “Tirar férias é a melhor forma de baixar o nível de água no copo e voltar disposto, com bom-humor suficiente para suportar os problemas do dia a dia de forma mais leve”.
Prioridade e planejamento são a solução. As férias devem ser pensadas em termos de antes, durante e depois. Comece por definir quais tarefas serão realizadas nesse período, as prioridades, grau de dificuldade e quem fará o quê. (continuo)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Grupo Suprema Decor

Loja 01 - Alameda dos Maracatins, 99 - Moema - SPFone:   (11) 3539-1800 | 3539-9500

Loja 02 - Rua Eleonora Cintra, 335 - Jardim Anália Fones:    (11) 99127-9429
O Grupo Suprema Décor, tem como objetivo, apostar no diferencial de atendimento e qualidade, com preços justos para o conceito de mobiliário planejado. Buscamos com isso a eficiência e satisfação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário