Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de março de 2013

Banho da Purificação - Sociedade/Religiosidade

Liderados por chefes de mosteiros que chegavam em coches, milhões de devotos do hinduísmo mergulharam nas águas geladas do sagrado rio Ganges, na Índia, em um ritual para limpar seus pecados. O domingo foi o terceiro de seis dias de banhos durante o Kumbh Mela, ou Festival Pitcher, que tem duração de 55 dias e é um dos maiores encontros religiosos do mundo.

Cerca de 30 milhões mergulham no Sangam, confluência de três rios - o Ganges, o Yamuna e o Saraswati, no extremo de Allahabad, no norte da Índia. Os dias em que os banhos realizados são decididos através do alinhamento das estrelas, e devotos do hinduísmo acreditam que um mergulho no rio sagrado em um desses dias os liberta do pecado e do ciclo da morte e renascimento.
Os primeiros a mergulhar são os chefes dos diferentes mosteiros hindus que foram às áreas de banho, chamada de ghats, acompanhados de bandas musicais. Alguns chegaram em coches prateados e outros são carregados por seus seguidores. Depois, foi é vez dos Naga sadhus, ascetas que trazem o corpo pintado de cinzas e vestem somente guirlandas de calêndulas.
Através dos anos, a modernidade começou a influenciar a tradição centenária do Kumbh Mela, com muitos dos ascetas e chefes religiosos levando à cerimônia laptops caros e equipamentos de fotografia. Centenas de sadhus que estavam nas áreas de banho carregavam pequenas câmeras de vídeo e smartphones. "Estamos usando tecnologia moderna para nos mantermos atualizados. Isso também ajuda a propagar melhor nossa religião", disse Maharaj Nirupanad, um asceta de 40 anos. "Nem todo mundo pode vir ao Kumbh. Podemos mandar essas fotos para que eles possam sentir a grandiosidade dessa ocasião."
De acordo com a mitologia hindu, o Kumbh Mela celebra a vitória dos deuses sobre os demônios em uma batalha furiosa pelo néctar que os daria imortalidade. Enquanto os deuses fugiam com um jarro do néctar pelo céu, derramaram em quatro cidades indianas - Allahabad, Nasik, Ujjain e Haridwar. O evento acontece quatro vezes a cada 12 anos nessas cidades. Os hindus acreditam que os pecados acumulados nas vidas passadas e na presente faz com que eles precisem seguir com o ciclo de morte e renascimento até que estejam limpos.
Que usemos a água, recurso finito, com sabedoria. Ela serve para limpar o que vemos, e para purificar os espíritos. Posso estar errado, mas todas as religiões e crenças, utilizam e simbolizam a água como purificação, seja no batismo, como a limpeza, quando esta é considerada benta ou abençoada. Sigamos o caminho da limpeza e purificação então.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Grupo Suprema Decor

Loja 01 - Alameda dos Maracatins, 99 - Moema - SPFone:   (11) 3539-1800 | 3539-9500

Loja 02 - Rua Eleonora Cintra, 335 - Jardim Anália Fones:   (11) 26711382 (11) 99127-9429
O Grupo Suprema Décor, tem como objetivo, apostar no diferencial de atendimento e qualidade, com preços justos para o conceito de mobiliário planejado. Buscamos com isso a eficiência e satisfação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário