Total de visualizações de página

domingo, 19 de outubro de 2014

01 - IG Nobel 2014: Os premiados - Ciência

Já escrevi sobre o prêmio, e todos anos, ocorre a cerimônia sobre experimentos e descobertas bombásticas e fantásticas, que podem alterar o curso da história (talvez no cinemão dos blockbusters), ou relatos difíceis de serem absorvidos como conhecimento e aproveitamento. Como exemplo, japoneses que descobriram o "coeficiente de fricção da casca de banana" ao ser pisada e espanholas que propõem fabricar salsichas nutritivas com excrementos de bebês, foram alguns dos cientistas premiados com o Nobel alternativo em Harvard (Cambridge, nordeste dos Estados Unidos).
A cerimônia da 24ª edição dos Prêmios Ig Nobel foi realizada no Teatro Sanders da prestigiosa universidade americana diante de mais de mil pessoas e com a presença de vários dos agraciados, que só recebem uma menção e não um prêmio em dinheiro. Os prêmios Nobel alternativos premiam descobertas que "fazem primeiro as pessoas RIREM e depois PENSAREM", de acordo com o site dos organizadores.
Uma das curiosidades da cerimônia é que os prêmios são entregues por verdadeiros premiados com o Nobel. Estiveram presentes nesta edição Martin Chalfie (Prêmio Nobel de Química em 1998), Eric Maskin (Economia, 2007) e Carol Greider (Medicina, 2009), entre outros. A cerimônia é organizada pela revista de humor científico "Anais da Pesquisa Improvável", que destacou trabalhos em dez categorias, sendo que alguns deles nem haviam sido inscritos no concurso por seus autores. Os Ig Nobel não só premiam pessoas, mas também empresas e governos.
A 24ª edição dos vencedores do Prêmio Ig Nobel, que busca reconhecer as pesquisas mais bizarras e improváveis de todo o mundo. Cada um dos vencedores foi homenageado por ter pesquisado ou inventado algo que fez as pessoas primeiro rirem, depois refletirem. O evento é organizado pela revista científica Annals of Improbable Research.

Abertura do prêmio em Harvard

Nenhum comentário:

Postar um comentário