Uma conclusão que os pesquisadores chegaram após estudar o impacto do uso de antibióticos em ratos de laboratório e no microbioma humano (o conjunto de bactérias e microorganismos do corpo humano) é como a alteração do microbioma interfere sobre a saúde durante os anos. Os micróbios começam a colonizar o intestino desde o nascimento, e a destruição do microbioma durante a sua maturação e crescimento, por causa do uso de baixas doses de antibióticos, pode alterar o metabolismo e aumentar o risco de doenças associadas à obesidade, como o diabetes.
A utilização de antibióticos, em larga escala, apenas começou a ser avaliada, após a constatação que seu uso desenfreado auxiliou na evolução (nem sempre bem vinda), de bactérias resistentes. Cada vez mais sua eficácia é questionada, quando se observa que cada vez mais, drogas mais potentes precisam ser utilizadas no combate.
Acredito que o estudo apenas complementa que a medicina evoluiu muito, mas o acesso e o uso indevido, colaboraram para o aumento e criticidade de doenças até então simples, que o organismo próprio poderia dar conta, e atualmente está sendo seriamente atacado...
Antibióticos para crianças podem aumentar a tendência à obesidade - Thinkstock
Nenhum comentário:
Postar um comentário