Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

01 - Informações Pessoais: Sabe proteger? - Tecnologia/sociedade

A segurança de informações guardadas em computadores e smartphones voltou aos noticiários com o caso da atriz Jennifer Lawrence. Fotos privadas da atriz foram parar em sites na internet e a Apple está investigando o incidente.
A possibilidade de isso acontecer com pessoas famosas é maior, já que elas são alvos naturais para quem quer ganhar dinheiro com chantagem. Mas o vazamento de fotos também pode ocorrer com pessoas comuns que não tomem as devidas precauções.
A primeira e mais eficaz dica para evitar que fotos íntimas parem na internet é simplesmente não tirar fotos íntimas. Mas, por diversos motivos, muitas pessoas não seguem essa orientação. Nesses casos, algumas medidas podem aumentar a segurança das fotos e dificultar a vida de quem quer acessá-las sem autorização.

Use autenticação de duas etapas - Vários serviços da web, incluindo o iCloud e os serviços do Google, permitem usar o método de autenticação conhecido como verificação em duas etapas. Esse método exige, além da senha, um código enviado para o celular no momento do login. Assim, mesmo que um hacker saiba a sua senha, ele necessitaria de um outro dado para acessar a sua conta.

Proteja pastas no PC e no celular - Se preferir guardar suas fotos no computador, use um programa para proteger a pasta em que elas estão. O Folder Lock é um software pago que protege pastas e arquivos com criptografia. Há também opções grátis para essa função, como o Easy File Locker. Esse cuidado também deve ser feito no smartphone. Há no mercado alguns programas que protegem as fotos guardadas em smartphones com senha. Para iPhone, os programas que protegem pastas podem ser encontrados na seção Utilidades da App Store. Entre eles estão o Pasta Segura e o Sua Pasta Secreta. Para Android, uma opção para essa função é o Private Gallery - Encrypt Photo, disponível na loja de aplicativos Google Play.

Evite senhas óbvias - De nada adianta usar serviços na nuvem ou programas de proteção se a senha usada for fácil demais. Evite senhas com números sequenciais ou repetidos, nomes de parentes ou datas de nascimento. Essas informações são fáceis de serem obtidas ou adivinhadas. Entre as dicas para criar senhas mais fortes estão alternar letras maiúsculas e minúsculas e usar caracteres especiais ($, @, !, # e outros). Também é uma boa ideia usar várias senhas. Assim, caso um hacker consiga uma senha de um determinado serviço, ela não servirá para permitir o acesso a outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário