Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

02 - Informações Pessoais: Sabe proteger? - Tecnologia/sociedade


Não guarde fotos no Facebook ou no e-mail - Em tese, o Facebook pode ser usado para guardar fotos particulares. Basta transferir as fotos e marcá-las como privadas. O problema é que, por padrão, as fotos publicadas são vistas por todos e é fácil se confundir ao transferir a imagem. Por essas razões, não é uma boa ideia usar o Facebook ou outra rede social para guardar fotos privadas. Serviços muito populares de e-mail estão entre os primeiros alvos de hackers que querem informação sobre uma pessoa. Com o nome de uma pessoa em mãos, muitos criminosos obtêm o endereço de e-mail a partir de tentativa e erro. Por isso, não é uma boa ideia usar um serviço de e-mail para guardar cópias de fotos íntimas.

Evite guardar fotos em pen drives - Pen drives são pequenos, fáceis de perder e esquecer. Por isso, é uma má ideia andar por aí com um pen drive com conteúdo privado.

Mantenha um antivírus atualizado - A forma mais comum que hackers usam para ter acesso a PCs é por meio de vírus. Na maioria dos casos, o internauta é induzido a clicar em um link malicioso, que contamina o computador. A forma mais eficaz de evitar esse tipo de problema é manter um antivírus atualizado, além de evitar clicar em links suspeitos ou enviados por estranhos.

Para apagar, use um destruidor de arquivos - Mesmo quando são apagados da Lixeira, arquivos permanecem no disco rígido e, em alguns casos, podem ser facilmente recuperados com programas de recuperação de arquivos. Por isso, para apagar um arquivo de vez o melhor é usar um programa de destruição de arquivos. Algumas opções para fazer isso são TuneUp Utilities, Eraser Portable e File Shredder, disponíveis em sites de download. Antes de apagar os arquivos, esses programas "embaralham" os bits que compõem o documento. Assim, a recuperação do arquivo com ferramentas comerciais fica praticamente impossível.

Antes de mandar para assistência, apague seus rastros - Se o seu computador deu problema, tenha o cuidado de remover fotos e outras informações pessoais antes de enviá-lo para uma assistência técnica. Faça cópias de arquivos pessoais e apague o que for necessário usando um destruidor de arquivos (detalhado na dica anterior). Apague também todo o histórico de navegação de seu browser. O caminho varia dependendo do navegador, mas os controles de privacidade costumam ficar sob o item Ferramentas ou Opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário