Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Museu de Arte Islâmica - Turismo/Cultura

Conheça o Museu de Arte Islâmica
Um mergulho em profundidade pela história da arte islâmica. Esta é a proposta do Museu de Arte Islâmica, símbolo da cidade de Doha, no Catar. O acervo conta com obras elaboradas em diferentes partes do mundo e providencia um panorama riquíssimo da produção artística dos últimos 1400 anos. Os manuscritos, pedras preciosas, tecidos de diferentes tipos, objetos em cerâmica e marfim se dividem em dois andares, que podem ser visitados sem nenhum custo. Desenhado pelo arquiteto I. M. Pei e aberto em 2008, o próprio museu é, em si mesmo, uma atração. Localizada na baía de Doha, a construção ocupa uma área de 45 mil metros quadrados e, ainda que inspirada na arquitetura islâmica milenar, esbanja contemporaneidade. São cinco andares distribuídos dentro de uma estrutura de vidro e concreto que chega a 50 metros de altura. À noite, a iluminação especial e fontes que beiram o museu, produzem um espetáculo à parte.

Este é um museu que virou uma obra de arte. O Museu de Arte Islâmica (ou em inglêsMuseum of Islamic Art – MIA) que fica em Doha (Catar) foi projetado pelo arquiteto chinêsIeoh Ming Pei. Depois de longas pesquisas feitas durante suas peregrinações pelo oriente até que toda a essência da cultura fosse captada, Pei concluiu a concepção do projeto que prioriza a limpeza da forma e das linhas, seguindo o estilo das construções islâmicas.
Ieoh Ming Pei é o arquiteto que também foi responsável por projetos como o da National Gallery of Art de Washington, da construção da biblioteca Memorial Kennedy em Boston, do arranha-céu do Bank of China em Hong Kong, do Museu de História de Berlim e de um dos principais de sua carreira, a ampliação do Museu do Louvre em Paris.
O Museu de Arte Islâmica é uma construção lindíssima situada na região costeira de Doha e pode ser acessada até por embarcações. As sombras projetadas pela luz do sol ao incidir no museu trazem uma nova beleza a construção dependendo do horário que ela é vista. http://www.mia.org.qa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário