A doença periodontal, uma infecção da gengiva e dos ossos ao redor dos dentes, resulta de formações de bactérias bucais prejudiciais e pode levar à perda do dente. Mas as bactérias não são as únicas culpadas quando se trata de doença periodontal. fumantes têm duas vezes mais risco de desenvolvê-la do que os não fumantes.
O tabagismo interfere no sistema imunológico tornando difícil ao corpo combater as bactérias que causam as doenças periodontais. O tratamento periodontal pode até não ter o mesmo sucesso esperado para um fumante do que para um não-fumante, pois o tabagismo dificulta a cicatrização da gengiva.
Além dos riscos mais graves de câncer bucal e doença periodontal, o tabagismo também pode afetar os sentidos do paladar e do olfato e atrasar a recuperação após a extração de um dente ou qualquer outro procedimento dentário. Além disso, o alcatrão do cigarro mancha os dentes e causa mau hálito.
A nicotina do cigarro é uma substância causadora de dependência extrema; por isso não é fácil deixar o hábito de fumar. Entretanto, se a pessoa for fumante, parar de fumar será um passo importante para melhorar a saúde geral.
Uma vez que deixar de fumar é um grande desafio, a maioria das pessoas precisa de suporte. Não se deve hesitar em conversar com o dentista sobre o desejo de parar de fumar. À medida que a pessoa desenvolve um curso de ação para se ajudar, manter a boca e os dentes limpos poderá ser um incentivo diário para buscar a saúde perfeita.
A escovação diária com creme dental com flúor e uso do fio dental previnem a cárie e a doença periodontal e, se houver combate à formação de tártaro, deve-se usar um creme dental. Agora que conhecemos os perigos do tabagismo para a saúde bucal, devemos lembrar de que nunca é tarde para começar o processo de um estilo de vida melhor e mais saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário