Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de maio de 2017

01 - Fatos sobre garrafas de vinho - Curiosidade

Já se perguntou por que as garrafas de vinho têm como tamanho padrão 750 mL, e não um litro? Ou qual a razão dos diferentes formatos (Bordeaux, Borgonha, Alsácia…)? Entenda essa e outras curiosidades sobre os diferentes tamanhos de garrafas.
1) Por que as garrafas de vinho têm formatos diferentes?


O formato das garrafas de vinho pode variar de acordo com a região ou com a uva – e existem motivos lógicos para cada formato. Entenda a origem de cada formato de garrafa abaixo:

A) Borgonha
A garrafa que tem ombros tênues e corpo mais largo é conhecida por acondicionar Pinots do mundo todo – e não só na Borgonha. Isso acontece justamente por serem vinhos menos tânicos e encorpados, que acumulam menos resíduos sólidos com o envelhecimento.
B) Bordeaux
Com ombros mais marcados e corpo reto, a garrafa Bordeaux é mais indicada para os vinhos de longa guarda, pois facilita o acúmulo de resíduos sólidos na região do ombro da garrafa. Além disso, retém os resíduos na hora de servir o vinho em taça.
C) Champagne
O formato é praticamente o mesmo da garrafa Borgonha, com a diferença que o vidro é mais espesso, de modo que seja mais resistente à pressão do gás. É o formato padrão de garrafas de espumante.
D) Alsácia
Garrafas alongados com ombros muito sutilmente delineados. Além dos vinhos da Alsácia, é comum encontrar Rieslings da Alemanha e de outras partes do mundo com esse formato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário