Total de visualizações de página

domingo, 28 de maio de 2017

01 - No que os Bancos mentem? - Economia


Você trabalha duro o mês inteiro, se esforça para conseguir ganhar seu salário e, após pagar suas contas, decide colocar uma parte de seu dinheiro para investir. Confia que seu gerente no banco de varejo terá sempre a melhor solução para você, certo? No entanto, nem sempre essa é a realidade. O InfoMoney conversou com Bruno Ponciano e Paula Reis, que já trabalharam em diversos bancos de varejo no Brasil e hoje são assessores de investimentos da Aequilibrium Investimentos, e eles revelaram 7 das mentiras mais comuns que se contam em agências bancárias.

1 – Capitalização é uma boa forma de poupar “Sabemos que existem outras formas, a capitalização precisa ser encarada como ela é de fato: um jogo no qual você tem a possibilidade de resgatar parte do valor pago em algum momento. E se você gostar e acreditar em sorteio não há problema algum, pelo contrário, nessa modalidade de produto você terá direito a um resgate parcial após algum tempo, diferente do que acontece com um jogo de loteria por exemplo. Mesmo que no final do plano você resgate o equivalente a 100% do valor pago mais a correção da TR (Taxa Referencial) ainda assim você terá perdido dinheiro pois a inflação não terá sido totalmente corrigida”, comentam.

2 – Previdência privada rende mais e você só paga 15% de imposto de renda no momento do resgate “A rentabilidade de um fundo de previdência privada não é garantida, assim como em qualquer outro fundo de investimento, e tampouco é sinônimo de maior retorno para o investidor, pelo contrário, pode ter taxas de carregamento de entrada ou saída”, apontam. “Sobre a tributação, na tabela progressiva, o erro é mais grave uma vez que dependendo da forma, momento e rendimento de seu plano você pode ter que pagar um ajuste na declaração de imposto de renda do ano seguinte de até 27,5%, descontados os 15% já retidos na fonte, ao contrário do que muitos gerentes acreditam”, relatam os assessores de investimento.

3 – Você precisa desse produto para aumentar sua pontuação É bastante comum ouvir de um gerente que se você contratar determinado produto, acabará ajudando a aumentar sua pontuação. No entanto, ter um investimento ruim em sua carteira não é aceitável, mesmo com a justificativa de melhorar seu relacionamento com o banco. Bruno e Paula explicam que os grandes bancos utilizam critérios semelhantes para estabelecer o “nível” de cada cliente: desde renda, movimentação em conta, endividamento, cheques sem fundo, entre outros fatores. “Contratar um seguro que você não precisa ou uma capitalização que você não quer não o ajudará”, comentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário