Total de visualizações de página

sábado, 6 de maio de 2017

02 - Fatos sobre garrafas de vinho - Curiosidade


2) Por que o tamanho padrão de garrafas de vinho é 750 mL, e não um litro?
A gigantesca maioria das garrafas de vinho é fabricada no tamanho padrão de 750 mL – não nos outros 13 tamanhos existentes. Mas acredite, elas podem variar de 187 mL até 30 litros. Existem muitas lendas sobre o porquê do padrão ser 750 mL, mas o mais aceito é que o tamanho foi definido numa época em que os vinhos de Bordeaux eram comercializados pelos ingleses na própria barrica (ainda não eram vendidos na garrafa!). Além de eles não utilizarem o mesmo sistema métrico da França (um galão correspondia a 4,5 L), as barricas bordalesas tinham desde aquela época 225 litros, o que resulta em um total de 300 garrafas de 750 mL.
3) Qual a diferença entre garrafas brancas e verdes?
Embora a maioria das garrafas de vinhos tintos seja verde e as de vinho branco e rosé seja transparente, a cor pode variar de acordo com as tradições de cada região (as do Reno, região da Alemanha, por exemplo, são marrons). Mas isso é exceção. Verde porque impede o contato direto da luz com o vinho (manter a distância da iluminação, natural ou artificial, é um dos princípios do bom acondicionamento da bebida se quiser preservar a qualidade dela por anos). Os vinhos acondicionados em garrafas transparentes – brancos e em rosés, em sua maioria – são feitos para consumo rápido, por isso a questão do contato com a luz não é tão relevante. É comum encontrar alguns brancos em garrafas verdes, e isso pode ser um indicativo sobre o potencial de guarda do vinho.
4) Para que serve o buraco no fundo das garrafas de vinho?
É… O buraco no fundo da garrafa, definitivamente, não deveria ser utilizada para ajudar na hora de servir o vinho em taça. Apesar de muitos o utilizarem com essa finalidade, foi criado para ajudar a empilhar as garrafas em um contêiner e facilitar o transporte da bebida por longas distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário