É fato atualmente, que existe o problema da solidão dos japoneses. O fato de se dedicar quase que totalmente ao trabalho, faz com que eles busquem se isolar em seu momentos de lazer. Junte isso ao fato de ao longos das histórias japonesas, criou-se a ideia de se idolatrar os mestres e os superiores, para que eles se tornassem um exemplo para o povo. Por exemplo: apesar da democracia ter alcançado o Japão, o Imperador ainda é uma figura muito importante – mesmo não tendo mais poder político – e qualquer intromissão na governo é respeitada até mesmo pelo primeiro ministro. No passado, quando ocorreu uma revolução no Japão, em sua “idade média”, a figura do Imperador foi poupada de qualquer violência por parte dos revoltosos.
O mercado fonográfico japonês é o segundo maior do mundo – com uma diferença de penas 1,3% do americano -, o que é surpreendente se você levar em conta que 85% do consumo deste mercado é feito pelos próprios japoneses. E um dos maiores motivos para que isso ocorra é a existência da Idols.
As Idols começaram por volta dos anos 70, em que adolescentes começaram a fazer sucesso utilizando de uma imagem virginal, elegante e educada – imagem essa considerada como o ideal da mulher japonesa.
Elas são garotas que cantam e dançam mas também são atrizes, dubladoras e modelos. Podemos imaginar a Xuxa, a Simony ou a Angélica, mas o conceito é um tanto quanto complicado de se entender, pois o que existe no Brasil mal arranha o conceito. A Idols iniciam sua carreira bem novas, entre 12 e 14 anos de idade, e quase sempre se unem a grupos de Idols, onde vão desenvolver sua carreira e “estudar” para se tornarem Idols.
A carreira de uma Idol é bem cheia de afazeres. Elas treinam canto e dança para seus shows, mas também estudam todo um comportamento para se adequar a uma imagem perante aos seus fãs, tiradas de um dos mais variados arquétipos dos desejos dos japoneses – que são muitos! Também atuam em filmes ou séries japoneses, dublam personagens de animes e videogames, participam de eventos variados e fazem sessões e mais sessões de fotografia.
A carreira de uma Idol é bem cheia de afazeres. Elas treinam canto e dança para seus shows, mas também estudam todo um comportamento para se adequar a uma imagem perante aos seus fãs, tiradas de um dos mais variados arquétipos dos desejos dos japoneses – que são muitos! Também atuam em filmes ou séries japoneses, dublam personagens de animes e videogames, participam de eventos variados e fazem sessões e mais sessões de fotografia.
Idols tem praticamente fãs de todas as faixas etárias, homens e mulheres, jovens, adultos e idosos. Mas, principalmente, homens adultos e solitários, e esses são quem mais idolatram as Idols. A idolatria é algo que poucos conseguem medir. Muitas obras do entretenimento japonês só deram certo por causa da presença de Idols, seja uma participação, seja uma aparição, ou mesmo envolvimento na obra. Muitos animes só conseguiram destaque porque uma de sus dubladoras é uma Idol. Por conta disso, é impressionante a quantidade de produtos a venda ligados a uma Idol, e é assustador perceber que tipo de pessoa compra esses produtos!
Começa-se com coisas simples, como imagens, revistas e posters, passando por roupas e versões em anime, e ainda temos brinquedos dos mais variados tipos, como action figures, bonecos articulados, garage kits e bubble heads. Mas a coisa começa a ficar estranha quando começam a vender fronhas de travesseiros com a foto de sua idol – travesseiros esses do tamanho de uma pessoa para se dormir abraçado a ele -, replicas dos narizes das Idols e até mesmo aparelhos que simulam as pernas de uma Idol para você se deitar nelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário