Meu olhar, uma forma de avaliar as notícias, não apenas como elas são fornecidas. Um pouco sobre quase tudo, buscando respeitar e não polemizar muito.
Total de visualizações de página
terça-feira, 2 de janeiro de 2018
4 - Como o Sol pode ter 'destruído' atmosfera de Marte - Astronomia
A equipe do Maven também estudou o impacto de uma ejeção de massa em Marte há oito meses. Trata-se de uma espécie de bolha de gás expelida pelo sol, movendo-se mais rápido e carregando mais energia que o vento solar. Quando a bolha atingiu a atmosfera marciana, as taxas de escape ficaram de 10 a 20 vezes mais rápidas.
"Tempestades solares eram mais comuns e mais intensas em eras mais antigas do Sistema Solar, então acreditamos que o escape tenha ocorrido com frequência há muito tempo e deve ter 'raspado' muito da atmosfera marciana", diz Halekas.
O fenômeno teria sido evitado caso Marte tivesse retido seu campo magnético, que poderia "desviar" os ataques sofridos pelo Sol. Mas cientistas acreditam que o "motor" interno gerando tal campo no planeta parou de funcionar algumas centenas de milhões de anos atrás.
Felizmente para a Terra, o campo magnético global de nosso planeta continua a funcionar e a nos proteger. Do contrário, nosso sistema climático poderia ter sido alterado de maneira bem parecida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário