Total de visualizações de página

domingo, 1 de abril de 2018

11 - Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) - Saúde

Gastrostomia endoscópica percutânea
Quando o paciente não mais consegue mastigar e engolir seus alimentos, pode ser necessária a inserção de um tubo de alimentação (chamado PEG) através da gastronomia endoscópica percutânea. Assim, a comida é direcionada para o estômago, sem a necessidade da deglutição.

Suporte respiratório não invasivo
A utilização de aparelhos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAPs) ou pressão positiva em vias aéreas a dois níveis (BiPAPs) durante a noite auxilia na respiração, previne apneias e morte por parada respiratória. Esse tipo de tratamento é usado quando a pessoa ainda consegue respirar durante o dia, porém encontra dificuldades à noite.

Traqueostomia
Pessoas com insuficiência respiratória devem passar por uma traqueostomia, cirurgia na qual um orifício é aberto na traqueia, onde é colocado um pequeno tubo para auxiliar a passagem de ar.
Esse procedimento cirúrgico é recomendado para pacientes que não conseguem se beneficiar do suporte respiratório não invasivo, seja por insuficiência ou pelo acúmulo de secreções que não conseguem ser eliminadas do corpo corretamente.

Medicamentos para ELA
Atualmente, existe apenas um medicamento utilizado para o ELA, chamado Riluzol, que atua inibindo a ação do glutamato nos neurônios. É capaz de tornar o desenvolvimento da doença um pouco mais lento, porém a diferença é de apenas alguns meses.
Os médicos responsáveis podem prescrever algumas medicações para aliviar os sintomas. É importante notar que alguns medicamentos são usados pelo fato de seus efeitos adversos ajudarem a resolver o problema, e não porque são indicados para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário