Volkswagen
Imagem: Murilo Góes/UOLVolkswagen
Câmbio de 6 marchas: A maioria dos atuais VW usam câmbios automáticos de 6 marchas. Os primeiros foram os modelos 2008 de Golf e Bora. De tão bom, esse câmbio venceu as limitações do ultrapassado motor 2.0 de 8 válvulas, e melhorou bastante a dirigibilidade e consumo desses carros. O Jetta usou esse câmbio nos motores 2.5, 2.0 aspirado e 1.4 turbo. A Tiguan sempre usou na geração passada, em ambos motores.
Já o Golf, deixou de usar nos modelos mais novos, importados da Alemanha em 2014 e México em 2015, mas voltou no nacional de 2016, sempre com exceção no GTi. Os atuais Gol, Voyage, Polo, Virtus e T-Cross, também usam esse câmbio. Não é visto em oficinas para reparo, sendo que minha única recomendação é a manutenção preventiva de troca de óleo.
Câmbio DSG: Esse é um câmbio moderno, do tipo automatizado de dupla embreagem. Tem como vantagem a rapidez nas trocas de marchas e maior eficiência por não ter conversor de torque como os automáticos tradicionais. São basicamente dois modelos, um de 6 marchas e o outro de 7 marchas, sendo o primeiro banhado a óleo.
O de 6 marchas está presente nos modelos com motor 2.0 TSI, como Jetta, Golf, Passat e Fusca. Também está na nova Tiguan 1.4. Já os de 7 marchas, são mais comuns nos modelos com motor 1.4, mas também no 2.0 da Tiguan, porém banhado a óleo como nos de 6 marchas. Ambos são ótimos câmbios, com alta robustez mecânica e bem prazerosos de se guiar.
Mas tem histórico de problema de software, que pode ser evitado com a troca de óleo de forma preventiva. O de 6 marchas tem reputação melhor que o de 7 marchas que, por não ser banhado a óleo, é mais ruidoso.
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