Hyundai
Imagem: Divulgação
Câmbio de 4 marchas: Definitivamente, foram as marcas orientais que iniciaram o processo de popularização dos câmbios automáticos. É verdade que as japonesas, principalmente Honda e Toyota, foram as mais importantes, mas não podemos esquecer da Hyundai, que desde os anos 90 vendia por aqui os pequenos Accent e Atos com opção do câmbio automático.
Voltando a realidade dos carros mais novos, as primeiras gerações de i30 e Tucson, e os HB20 até 2015, usavam câmbio automático de 4 marchas. São todos bons, mas não iguais, já que na Tucson é de um projeto mais antigo. Na rara Tucson com motor V6, requer mais atenção com a manutenção, pois é mais exigido por conta do maior torque do motor. As maiores reclamações são quanto ao alto consumo de combustível desses carros, algo comum nesses câmbios com "poucas" marchas.
Câmbio de 5 marchas: Apenas o Azera até 2010 usou um câmbio de 5 marchas, que nada mais é do que o mesmo da antiga Tucson, com uma marcha a mais, ou seja, câmbio com projeto antigo. No Azera ele vai muito bem, e certamente seria o mais indicado para ser usado na Tucson, principalmente a com motor 6 cilindros.
Câmbio de 6 marchas: O Azera pós-2011 ganhou um novo câmbio de 6 marchas. Além dele, Elantra, Santa Fe, VeraCruz, Veloster, Creta e HB20 pós-2016, também usam câmbios de 6 marchas. Todos vão muito bem com ele, um câmbio robusto com pouco histórico de quebra.
Câmbio de 7 marchas: Esse é do tipo automatizado, ou seja, mecanicamente igual aos câmbios manuais, mas com trocas de marchas automáticas. Com duas embreagens, faz dele um câmbio bem moderno, com ganhos expressivos de dirigibilidade e consumo. Equipa a New Tucson e vai muito bem nela.
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