Fiat / FCA
Imagem: Murilo Góes/UOLFiat
Câmbio de 6 marchas: A Fiat pouco usou câmbio automático em seus carros aqui no Brasil. O primeiro foi no famoso Marea, com o mesmo câmbio de 4 marchas usado em alguns Chevrolets daquela época. Desde então, passou longos anos investindo nos automatizados mono-embreagem. Somente a Freemont (um Dodge se passando por Fiat) e o pequeno 500, ambos carros de baixas vendas, tiveram câmbios automáticos de 6 marchas.
No caso da Freemont, modelos 2012 e 2013 tinham apenas 4 marchas, e não recomendo por deixar o carro muito gastão. Nos últimos anos, a Fiat voltou a equipar seus carros com câmbio automático. Atualmente, Argo, Cronos e Toro usam o ótimo câmbio de 6 marchas, mas somente nas versões com o já defasado motor 1.8 flex. Fora da Fiat, mas dentro do "telhado" do Grupo FCA, o Jeep Renegade e Compass também usam esse câmbio.
Câmbio de 9 marchas: Usado nos modelos com motor diesel do Grupo FCA, está presente na Toro, Renegade e Compass. Na Toro, também está presente no ótimo motor 2.4 flex. Excelente câmbio, de origem alemã, não apresenta histórico de problemas.
Outras montadoras
O segundo capítulo da série sobre câmbios automáticos será publicado na próxima semana, trazendo as análises de marcas japonesas e francesas, além da Hyundai. Se não quiser esperar até lá, não deixe de assistir ao vídeo acima com um bate-papo com o Breno Borges, dono de uma oficina especializada em câmbios automáticos. Lá falamos a avaliação de quase todas as montadoras e ainda voltamos um pouco no tempo, conversando sobre câmbios mais antigos usados por todos esses fabricantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário