Total de visualizações de página

domingo, 21 de abril de 2013

04 A hipocrisia da Lei - Política/Sociedade

Outros países, embora não tenham legislações sobre o trabalho doméstico consideradas avançadas pela OIT, realizaram progressos consideráveis na área, diz o especialista. É o caso da Tailândia, que proibiu em 2011 pela primeira vez no país o trabalho doméstico realizado por crianças de menos de 15 anos e concedeu o pagamento de horas extras, mas por enquanto apenas aos domingos.
O governo de Cingapura fixou no ano passado o direito de um dia de folga por semana aos empregados domésticos. "São realidades muito diferentes, mas esses países fizeram progressos enormes", afirma Oelz.
Agora vamos aos fatos. O Brasil é um país campeão em criar benesses para os ditos menos favorecidos. Existe bolsa disso e daquilo outro (desculpe me ater nesta série, a um problema brasileiro), onde a classe média, que de fato paga impostos por não conseguir se blindar como muitos o fazem, acaba arcando cada vez mais com uma carga difícil de ser paga.
Proteger o trabalhador, é necessário, agora transformar o empregador doméstico (isso inclui pessoas que são cuidadores) em empresa, transferindo toda a responsabilidade para quem contrata é mais uma vez fazer festa na casa do vizinho, e acabar com que esse tem na geladeira. Políticos fazem isso comumente. Festa no congresso, dizendo defensores dos direitos (deles).
A população esta envelhecendo, devido ao acesso (pago) da saúde. Com isso pessoas idosas acabam necessitando de cuidados, e para fornecer, precisamos contratar profissionais. Isso significa dar emprego e gerar renda.
O que vem ocorrendo é obrigar o empregador a ou ir para a informalidade, ou abrir mão dos serviços e simplesmente jogar hoje, segundo dados oficiais, mais de 6 milhões de empregados domésticos para fora de suas casas, contratando serviços básicos ou de empresas terceirizadas, e ai sim, explorando o trabalhador sem qualificação.
Paro por aqui, ao menos neste momento...
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário