Total de visualizações de página

sábado, 27 de abril de 2013

A crise que nos afeta - Economia

Que a comunidade européia está em crise isso ninguém tem dúvida alguma. Mas, alguns políticos, insistem em dizer que alguns países são imunes. Desta vez não falo destas terras que tanto amo, mas nem por isso deixo de criticar.
A Suíça, país europeu de alto padrão de vida, com produtos de indiscutível qualidade, está fechando as portas para entrada de trabalhadores. O governo daquele país, decidiu por questões óbvias, fechar suas fronteiras a imigrantes dos demais países da Europa, em virtude da entrada de portugueses e espanhóis aos milhares, que tem buscado oportunidade de trabalho no país.
Comemorando o dia internacional do trabalho, foi a data escolhida para entrada em vigor da nova lei, a qual foi duramente criticada pela Senhora Catherine Ashton, representante da União Européia. Apesar da Suíça não fazer parte do Bloco Econômico Europeu, fechou uma série de acordos, se beneficiando destes, com a livre circulação de trabalhadores, permitindo que vários, dos países integrantes da Zona do Euro, possam trabalhar livremente em suas terras.
O problema é que os suíços estão recebendo cerca de 1000 espanhóis por mês, em busca de uma oportunidade de trabalho. É de conhecimento amplo que a Espanha enfrenta um índice de mais de 25% de desemprego da população economicamente ativa. Para até 25 anos, passa de 50% o desemprego. A península Ibérica está duramente sendo afetada com a fartura do crédito sem critérios. Hoje vemos o encolhimento de sua economia e a venda de ativos para pagar as contas do mês.
Mas voltando ao tema da Suíça, o país estará restringindo a concessão de 53 mil visto de trabalho por ano. O pequeno país, quer manter a qualidade e não se contaminar de forma tão intensa, com a crise que se abate no mundo, em particular, alguns países que estão tentando controlar, mas as custas de crescimento pífio ou encolhimento de suas economias. E disseram que a crise aqui é apenas marola...
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário