A busca por esse profissional por parte de restaurantes, adegas, lojas e vinícolas tem aumentado, pois eles proporcionam um atendimento diferenciado, o que atrai mais clientes. Embora o valor do investimento para se profissionalizar como sommelier possa chegar a R$ 3,500.00 (aproximadamente 1,700 dólares), já existem no mercado cursos mais acessíveis. Em São Paulo a ABS oferece uma formação profissonal completa, em um curso ministrado por profissionais qualificados, tendo em vista o mercado de trabalho brasileiro.
No Rio Grande do Sul o SENAC de Porto Alegre e Bento Gonçalves também oferece o curso de sommelier, capacitando o aluno quanto a organização da estrutura física do restaurante, aspectos relacionados a vitivinicultura, enologia, entre outros. Ainda no RS, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) oferece o curso Sommelier Internacional FISAR. FISAR é uma asociação estrangeira com o reconhecimento para a certificação de sommelier básico internacional, sommelier profissional e degustador de vinhos, de acordo com o Art.2°- Lei nº 4495/2008 - que regulamenta o exercício a profissão de Sommelier no Brasil.
É importante saber que a profissão de sommelier é regulamentada pela CLT, sendo portanto, uma excelente opção profissional para quem gosta de bebidas, principalmente de vinhos, e que abre um amplo leque de opções de mercado.
Pois é, um brinde ao conhecimento, mas o faça com responsabilidade...
Nenhum comentário:
Postar um comentário