Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

03 - Tóquio: Cidade Olímpica - Esportes/Sociedade

A cidade japonesa defendeu sua candidatura afirmando ser o lugar mais seguro para a realização dos jogos. Longe de qualquer guerra e sem sofrer tanto com a crise econômica. Além disso, Zico, um grande ídolo do esporte no país afirmou que apoiar a escolha de Tóquio como sede das Olimpíadas. No entanto, um aspecto pesa negativamente contra a capital do Japão. A possibilidade de contaminação nuclear, por conta dos vazamentos em Fukushima. Os responsáveis alegaram, contudo, que a situação estaria sob controle.
Vazamento nuclear é um entrave a candidatura de Tóquio

Ocorre que apesar de distante, afinal faltam ainda pouco mais de 6 anos, para sua realização, a cidade vitoriosa vive à sombra dos problemas radioativos. Informações dão conta que ainda existe vazamento da usina destruída, jogando toneladas de água contaminada no oceano.
Mas, entendo que o COI e outras entidades, deveriam levar em consideração fatores importantes, quando da realização de grandes eventos temporais. A Grécia, gravemente afetada pela crise econômica, amarga pesadas dívidas oriundas ainda, da realização dos jogos Olímpicos. África do Sul, carrega o ônus da Copa do Mundo. Meu país tropical, está se endividando com dois grandes eventos - Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016.
Não sou de forma alguma contra sua realização, muito pelo contrário. Mas as exigências de erguer grandes Estádios e outros aparelhos que ficarão abandonados por falta de público, é no mínimo esquecer planejamento e partir para o imediatismo ideológico de aspirações políticas um tanto questionáveis.
Afinal a Fifa, o COI e outras entidades que fomentam o esporte, são entidades privadas, sem interferência governamental. Isso no campo mundial, fora as entidades locais. Já se assistiu um movimento relativo à Fórmula 1, pelo descontentamento das participantes, que obrigou  dividir melhor o bolo milionário.
Então, o financiamento e a garantia governamental, é apenas um ato político, que pode, como se observa no passado recente, prejudicar gravemente a economia local. Apenas durante o evento existe sorrisos e enorme participação, depois....

Nenhum comentário:

Postar um comentário