Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de maio de 2013

01 - Dia das Mães - Especial

Bem, longe de querer ser presunçoso quero iniciar uma série de matérias e pensamentos, para comemorar uma data especial, que mais que um aniversário, representa na vida de bilhões de mulheres, que renascem quando geram uma vida. Um momento mágico...
A mais antiga forma de celebração da maternidade pode ter sido as celebrações de Réia, a mãe de todos os deuses, na antiga civilização grega. Em Roma, o festival que mais se assemelhava ao Dia das Mães era dedicado a Cibele, também considerada mãe dos deuses. As cerimônias em sua homenagem duravam três dias, numa festa conhecida como "Hilaria".
No século 16, a Inglaterra comemorava o chamado "Domingo da Maternidade" no quarto domingo da Quaresma. Naquela época, a maioria dos jovens de baixa renda da Inglaterra trabalhava como serva para a população rica e, como seu emprego ficava muito longe de suas casas, viviam na casa de seus empregadores.
No domingo das mães, eles tinham folga e eram encorajados a ir para casa passar o dia com suas mães. Com a disseminação do Cristianismo na Europa, o nome da comemoração mudou, e passou a honrar a "Mãe Igreja", um poder espiritual que dava a vida e protegia a todos. Com o passar do tempo, as duas comemorações foram conjugadas e esse domingo passou a honrar tanto as mães como a Igreja.  
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário