Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de maio de 2013

02 - Mulheres de conforto: Uma homenagem polêmica - Sociedade


Historiadores afirmam que as mulheres, principalmente da península da Coreia e China, foram obrigadas a fazer sexo com soldados japoneses em bordéis militares. Mas direitistas no Japão têm questionado se as mulheres foram coagidas pelos militares a se prostituírem.  A questão é importante no condado de Bergen, onde a população coreana quadruplicou desde 1990 e agora é responsável por cerca de 8% para os mais de 900 mil habitantes do condado. No ano passado, Kathleen fez uma visita oficial à cidade irmã do condado, Dangjin, na Coreia do Sul, e se reuniu com algumas idosas que, há décadas atrás, foram forçadas a terem relações sexuais com os soldados.
"Foi uma experiência incrível poder sentar com elas e tomar chá", disse Kathleen. "Eu perguntei a elas se eu poderia contar suas histórias; estas são mulheres que viveram essa experiência horrível e eu gostaria que o mundo as conhecessem."
Park, um advogado, trabalhou com uma comissão de memorial para construir e financiar os memoriais. "Esses memoriais estão simplesmente informando um fato que aconteceu e o Japão está argumentando que isso não aconteceu", disse Park. "Nós apenas enxergamos a questão como uma questão de direitos humanos. Vemos estas mulheres de conforto que sobreviveram gritando por justiça."
----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário