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sexta-feira, 17 de maio de 2013

E reduziram o conteúdo - Economia

Uma engarrafadora das Minas Gerais, a Refrigerantes Minas Gerais Ltda., que responde pelo envase dos produtos da Coca-Cola, terá que arcar com uma multa de 460 mil reais (cerca de US$ 225 mil), por ter reduzido a quantidade do produto nas embalagens, de 600 mililitros(ml) para 500 ml. Para o órgão de defesa do consumidor, o Procon estadual, a empresa teria reduzido as latas da Coca-Cola, Sprite, Fanta e Kuat, sem a devida divulgação ao público. Segundo o ministro Humberto Martins, a informação não foi passada de forma clara, causando danos aos consumidores. “Fala-se aqui de produtos altamente conhecidos, aos quais o consumidor já desenvolveu o hábito de guiar-se mais pela marca e menos pelos detalhes do rótulo”, disse.
A companhia alegou que seguiu as normas previstas pelo Ministério da Justiça, apresentando no rótulo a redução em termos nominais e percentuais, além de ter garantido um valor proporcionalmente menor na fábrica. O argumento foi rejeitado pelo Judiciário mineiro.
Para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a redução do volume dos refrigerantes sem qualquer tipo de alterações no rótulo, já conhecido previamente pelos consumidores, viola o direito do consumidor de ter acesso a uma informação clara e precisa. “Foi mantido o antigo tamanho, a forma e o rótulo do recipiente, o que dificultou ao consumidor perceber a redução de volume do produto vendido há anos no mercado”, completou o ministro.
A empresa argumentou que não poderia ser responsabilizada porque diminuiu os preços na mesma proporção. Seria papel dos distribuidores repassar a redução dos custos, arcando com as consequências se não o fizesse. Martins foi contra o argumento, apontando que a fabricante também é a fornecedora, e manteve a multa somada aos honorários.
Bem, isso virou moda nos últimos anos, sob pretexto de evitar o desperdício de produtos, colocando menor quantidade de conteúdo, reduzindo a quantidade, enfim, uma forma disfarçada de aumento de preços, sem causar com isso impacto na inflação. Não sei informar se em outros países, ocorre tal maquiagem, mas seria interessante uma fiscalização atenta, e ponderando que isso provoca aumento disfarçado de preços.
Melhor observar bem a embalagem, e se sentir-se lesado, felizmente existem outros produtos com preço até menor, que mantém uma postura de respeito ao consumidor. É só trocar de marca, sem deixar de consumir algo refrescante...






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