Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de julho de 2013

01 - Irmandade Mulçumana: Tentando entender - Política/Religião


A Irmandade Muçulmana é um grupo político e religioso que atua em diversos países do Oriente Médio, Ásia e África, defendendo que as regras do islamismo sirvam não apenas para ditar a forma de vida dos fiéis, mas também para guiar a sociedade e o Estado. Além de lutar para estabelecer a sharia (leis do islamismo) como base para governos, a Irmandade Muçulmana também tem o objetivo de unificar os países de população muçulmana.
O slogan inicial do movimento na época de sua criação era “o islamismo é a solução”. Muitos analistas consideram a Irmandade como a precursora do islamismo militante moderno. Ela tem origem na mesma seita islâmica radical wahabita, sunita, base da sociedade da Arábia Saudita e que inspirou a milícia islâmica do Taleban (que atua no Afeganistão e Paquistão) e a rede terrorista Al-Qaeda.
Fundada no Egito em 1928 por um professor chamado Hassan al-Banna, a Irmandade tinha como objetivo libertar o país do controle colonial britânico e de todas as influências ocidentais, que eram consideradas “corruptoras”. No Egito, portanto, embora não seja ela mesma um partido político, a Irmandade é o mais antigo grupo de oposição, contando com amplo apoio da classe média.

Imagem de Hassan al-Banna, fundador do grupo Irmandade Muçulmana, é veiculada na TV em café no Cairo, Egito

Nenhum comentário:

Postar um comentário