Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de julho de 2013

02 - Sabe lidar com crianças? - Comportamento/Tecnologia



"Os relatos científicos relacionados ao desenvolvimento infantil afirmam que a natureza de toda e qualquer criança é lúdica e, portanto, criativa e com alto poder de imaginação e simbolismo", relata Teresa Ruas. Exercitar a imaginação ou o corpo pode ser um bom substituto para o uso dos tablets. Estipule um determinado horário para o uso dos aparelhos eletrônicos e após isto o faça praticar outras atividades com os amigos ou com você, tais como: soltar pipas em parques, andar de bicicleta, jogar bola, jogar xadrez, brincar de teatro, visitar museus, bibliotecas, construir castelos na areia, entre outras.
"Além, é claro, de permitir o relacionamento social, afetivo e cultural diante do outro presencial. Portanto, devemos proporcionar às crianças uma gama de experiências lúdicas, sociais e grupais que possibilitem a expressão de todas as suas competências e habilidades. Os recursos tecnológicos permitem, na maior parte dos casos, apenas a expressão do raciocínio e da concentração", finaliza Teresa Ruas.
Em resumo, aplique o bom senso. Crianças devem ter atividades de crianças. Defina o momento certo que ela poderá ter "vida digital". Jamais tenha por base os amiguinhos, mas sim seus valores pessoais. Ela não crescerá traumatizada se ganhar depois. Afinal, ela vai aprender a correr e sorrir, além de observar que existe vida bela fora de uma tela...

Nenhum comentário:

Postar um comentário