E o que faz tanta gente assim ao redor do carro? Para ajudar nisso, a equipe Sauber divulgou há algumas semanas um infográfico em seu Twitter com um esquema detalhado das funções de cada mecânico no pit stop. Se você contar, são 20 no total mesmo. Em cada pneus, há três mecânicos posicionados: um para tirar a roda, outro para colocá-la e um terceiro para manusear a pistola com que os pneus são retirados e fixados no carro. Além desses mecânicos, há muitos outros com funções diversas – do “observador” do pit stop (responsável por sinalizar ao piloto o box certo para a parada) ao “homem do pirulito”, sujeito que fica à frente do carro com a plaquinha que autoriza a saída do carro.
Toda essa organização dura realmente só de dois a quarto segundos, tempo de um pit stop normal numa corrida de Fórmula 1 hoje em dia. Isso já foi bem diferente: em 1957, quando conquistou no GP da Alemanha a mais lendária de suas vitórias na Fórmula 1, o argentino Juan Manuel Fangio teve tempo até de sair do carro para tomar um cafezinho enquanto os mecânicos da Maserati faziam o trabalho em 1 minuto e meio. Sem dúvidas, o avanço ao longo das décadas foi fantástico. Recentemente, a Red Bull estabeleceu no GP da Malásia o novo recorde de pit stop mais rápido ao fazer a parada em apenas 2,05 segundos. Mas, com o ritmo de evolução atual, tudo indica que essa marca será batida em breve...
Veja abaixo o infográfico preparado pela Sauber com todos os detalhes de um pit stop da Fórmula 1:
*Fonte da imagem: Twitter equipe Sauber
Quando olhamos na televisão aquele amontoado de pessoas em volta do carro, até dá para ter uma idéia do sincronismo e que uma falha pode comprometer não apenas uma posição, mas toda uma corrida. Mas ainda sou saudosista, da boa época que pilotos faziam a diferença, não apenas o treino das equipes em troca de pneus e outras atividades...
Quando olhamos na televisão aquele amontoado de pessoas em volta do carro, até dá para ter uma idéia do sincronismo e que uma falha pode comprometer não apenas uma posição, mas toda uma corrida. Mas ainda sou saudosista, da boa época que pilotos faziam a diferença, não apenas o treino das equipes em troca de pneus e outras atividades...
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