Total de visualizações de página

domingo, 17 de novembro de 2013

Registrando Palavras: Tela Retina - Economia/Tecnologia

Uma das maiores novidades do evento realizado pela Apple foi o lançamento de uma versão do iPad mini com tela Retina. Essa tela tem o dobro da resolução do iPad mini atualmente no mercado (2.048 x 1.536 no novo contra 1.024 x 768 no atual). O termo Retina é usado pela Apple para designar qualquer tela em que seja impossível identificar pixels a olho nu e a uma distância padrão do aparelho. A palavra Retina foi patenteada pela Apple, por isso outros fabricantes não podem usar esse termo para classificar suas telas.
A resolução varia já que, como a distância padrão de uso é diferente entre celulares, tablets e notebooks, a quantidade de pixels necessária para a classificação Retina muda. O único critério usado pela Apple é que a densidade de pixels deve ser suficiente para que não seja possível identificar os pixels a olho nu. No caso da nova versão do iPad mini, temos uma resolução de 2.048 x 1.536 em uma tela de 7,9 polegadas. A densidade de pixels do novo tablet é de 324 ppp (pixels por polegada). Isso significa que, em cada polegada quadrada, temos 324 pixels.
Nos iPhones e iPods Touch temos uma densidade de pixels de 326 ppp. Já nos iPads com tela Retina a densidade de pixels é de 264. Seguindo o raciocínio da Apple, como o tablet é usado a uma distância maior do que um smartphone, a densidade de pixels não precisa ser tão alta quanto a de um celular. Esse raciocínio vale também para os notebooks Macbook Pro, que têm telas Retina com densidades na casa de 220 ppp. Notebooks são usados a distâncias ainda maiores do que tablets, por isso sua densidade é menor do que a dos iPads.
Embora não possam usar o termo Retina, outros fabricantes também têm telas com excelente definição de imagem, comparáveis às telas da Apple. Alguns exemplos são os smartphones Xperia ZQ e Galaxy S4 (densidade de 441 ppp), Lumia 920 (332 ppp) e Razr HD (321 ppp).
No caso dos tablets, os concorrentes do iPad no quesito tela são o Nexus 10 e o Galaxy Note 10.1 (edição 2014), com densidade de 300 ppp. Os tablets Nexus 7 e Kindle Fire HDX (ambos com 323 ppp) são praticamente iguais ao iPad mini nesse quesito. No caso dos notebooks, o único modelo com qualidade comparável aos Macbooks no quesito tela é o Chromebook Pixel, com sistema ChromeOS e tela com resolução de 2.560 x 1.700 e densidade de 239 ppp.
Em resumo, as empresas descobriram um filão melhor que inventar novos equipamentos e produtos, com o registro de marcas, nomes e outras coisas. A biodiversidade da Floresta Amazônica está nas mãos de oportunistas que procuram registrar o domínio de um nome. No caso da Apple, eles registraram um nome comumente utilizado num estudo simples do olho.
Daqui a pouco se alguém começar a registrar nomes, e os órgãos responsáveis acatarem, o que vai sobrar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário