Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

07 - PS4 e o custo Brasil - Economia

Atualmente, a expressão Custo Brasil vem ganhando relevância nos discursos. Sem parâmetros de mensuração palpáveis nem definição exata, esse conceito serve para incluir todos os itens que compõem os custos das distorções nos sistemas produtivos brasileiros. Alguns autores definem Custo Brasil como o conjunto de todos os gastos internos que acabam onerando produtos ou serviços brasileiros. Outros o descrevem como sendo impostos em cascata, corrupção na máquina burocrática, distorções presentes na estrutura tributária e custos com transportes terrestres, portos e comunicações. Existe, ainda, quem trate Custo Brasil relacionado às exportações, enfatizando as desigualdades comerciais que o Brasil enfrenta em relação a grandes potências mundiais.
Todavia, é notável que essa é uma definição extremamente ampla e que constitui uma série de fatores desfavoráveis à competitividade de bens e serviços brasileiros, tanto na esfera internacional, quanto na nacional, e que tem raízes muito mais profundas do que se comenta. Considerando-se as várias posições acerca do tema, uma definição mais exata exige minuciosa análise de cada um dos fatores que o integram. Por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas com administradores de renomadas empresas, foi realizada uma pesquisa sobre suas concepções a respeito do tema.
O objetivo deste artigo é entender quais são os itens que compõem esses custos, oriundos de um conjunto de ineficiências que lesam a competitividade do setor produtivo brasileiro. Aclarando o tema, será possível obter um conceito mais formal para a expressão Custo Brasil.
A questão central da investigação é trabalhada por partes. Primeiramente são colhidas idéias diversas, que caracterizam Custo Brasil. Com base nos depoimentos sobre a definição desse assunto, a pesquisa, então, começa a detalhar item por item que julga, realmente, fazer parte do rol de características que o compõem.
Paralelamente, são realizadas entrevistas pessoais com administradores de empresas da cidade de Ribeirão Preto, a fim de obter mais opiniões sobre o tópico, as quais são mescladas à teoria analisada. Acredita-se que, trabalhando desta forma – unindo a parte teórica à realidade das empresas –, os resultados esperados possam contribuir para uma apropriada conclusão.
Pode-se dizer que o objetivo principal desta pesquisa foi alcançado, pois, no que concerne à conceituação de Custo Brasil, tem-se que é um conjunto de ineficiências e distorções que comprometem o Brasil, no sentido de competitividade perante outras nações. Nesse conjunto estão presentes fatores como o sistema
tributário desproporcional e injusto; a malha rodoviária em má condição; a administração pública corrupta; os altos encargos trabalhistas; a elevada taxa de juros; os altos índices de violência; a inadimplência e a burocracia estatal.
Em contrapartida, deve-se reconhecer que nem todo custo compõe Custo Brasil. A existência de um custo não necessariamente é fator que prejudica o desenvolvimento social e econômico do país. Por exemplo, tributos são um custo, porém, se bem empregados e bem administrados, trazem benefícios à população, mas tributos injustos e desproporcionais são um Custo Brasil; transporte é um custo, todavia, transportes por estradas esburacadas são um Custo Brasil, e assim por diante.
Logo, como resultado de todas as considerações descritas neste trabalho, tem-se que o Brasil enfrenta uma série de custos desnecessários e desproporcionais perante outras nações, dificultando o desenvolvimento, na medida em que oneram a produção, retirando-lhe o caráter competitivo, tão buscado em uma economia globalizada.
* Sandra Bueno Cardoso da Costa e Augusto Hauber Gameiro (Entendendo o Custo Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário