Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de março de 2014

05 - Astronomia em 10 parcelas: 2013 - Astronomia


Auto-retrato do jipe Curiosity em Marte; até agora, a química orgânica passou longe

O planeta vermelho decerto é um dos lugares mais agitados do Sistema Solar. O jipe Curiosity, da Nasa, que chegou lá em 2012, passou o ano trabalhando duro em busca de sinais de química orgânica no solo marciano. Nesse sentido, o trabalho foi frustrante. 
Seguindo na trilha deixada no ano anterior, o jipe encontrou poucos sinais de compostos essenciais à vida em Marte. Nem mesmo a detecção de metano na atmosfera, esperada com base em medições feitas do espaço, foi confirmada. 
Em compensação, o jipe encontrou sinais de um lago potencialmente habitável que existiu 4 bilhões de anos atrás no planeta vermelho. Para onde foi toda essa água que no passado estava na superfície marciana? 
A Nasa pretende encontrar as respostas com a sonda orbitadora Maven, lançada em novembro de 2013. No momento ela faz a travessia do espaço interplanetário que separa a Terra de Marte. Enquanto isso, os indianos lançaram ao espaço sua primeira sonda marciana: a MOM (Mars Orbiter Mission), informalmente chamada de Mangalyaan, ainda não entrou em órbita marciana, mas já é tida como um grande sucesso do programa indiano. 
Note que eles lançaram a Marte uma espaçonave usando seus próprios meios — do lançador ao centro de lançamento. A Índia está inspirando seus cidadãos, que hoje podem se orgulhar de adentrar o seleto rol dos países que exploram o Sistema Solar. Enquanto isso, no país do futebol…

Nenhum comentário:

Postar um comentário