Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de março de 2014

Piada racista pode demitir - Trabalho/Sociedade


A diretora de comunicação da InterActive Corp (IAC) --proprietária de sites como match.com, Meetic, Vimeo e The Daily Beast, Justine Sacco, foi demitida, depois de haver feito piada no Twitter com as vítimas da Aids na África.
"Indo para a África. Espero não contrair Aids. Brincadeira. Sou branca!", publicou Justine, antes de embarcar para a África do Sul. A mensagem, lida apenas por seus seguidores, então 200, foi encaminhada para um funcionário do site Buzzfeed.com, que lhe deu maior divulgação, segundo a imprensa americana.
Ao desembarcar, Justine apagou a mensagem e sua conta no Twitter, mas o estrago já estava feito, e o comentário virou alvo de chacota e insultos nas redes sociais, tornando a hashtag #JustineSacco uma das mais discutidas no Twitter.

Mesmo após a demissão, a gafe da executiva continuava sendo comentada nas redes. O domínio justinesacco.com redirecionava o internauta a um site de doações para a luta contra a Aids na África. "O comentário ofensivo não reflete a visão, nem os valores, da IAC", assinalou a empresa. "Tratamos este assunto com muita seriedade, e tomamos medidas junto à funcionária envolvida. Não há justificativa para o comentário publicado, que condenamos com firmeza."
Justine desculpou-se, em um comunicado citado pela ABC News: "Palavras não podem expressar o quanto me arrependo e o quanto é necessário para eu pedir desculpas ao povo sul-africano, que ofendi com uma mensagem desnecessária e insensível." A executiva lembrou que nasceu na África do Sul.
"Existe uma grave crise por causa da Aids neste país. Infelizmente, é muito fácil falar com leviandade sobre uma epidemia que nunca foi enfrentada diretamente", assinalou. "Por ser insensível a essa crise - que não discrimina por raça, gênero ou orientação sexual, e sim nos aterroriza de forma uniforme -, e por milhões de pessoas que vivem com o vírus, sinto vergonha".
Em tempos do politicamente correto (deveria ser estendido aos Políticos), devemos nos precaver naquilo que escrevemos ou falamos. Particularmente, no blog, apesar de já dispor de minhas posições definidas e firmadas, tomo cuidados (nem sempre consigo) no que vou escrever e publicar. Felizmente tenho leitores que na sua grande maioria, desconheço quem venham a ser, mas não menos importantes. Então, em respeito à todos, procuro tomar cuidado, não abandonando minhas convicções pessoais, mas para não provocar uma discussão que fuja ao escopo da matéria sem levar para lado pessoal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário