Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de setembro de 2015

06 - Estranhos problemas de saúde

Amnésia Anterógrada
Pode ser difícil reconhecer as causas e os efeitos da amnésia. Para uma pessoa, ela pode apagar alguns minutos de memória. Para outra, como Clive Wearing, uma vida inteira pode desaparecer. Dessa forma, além de definir a amnésia pela causa - lesão cerebral ou trauma psicológico - os médicos caracterizam a amnésia pelo tipo das memórias perdidas.
A amnésia retrógrada é a incapacidade de se lembrar do passado. A amnésia anterógrada é a perda da habilidade de criar novas memórias e absorver novas informações.
A amnésia anterógrada, a mais comum das duas, está associada à lesão no hipocampo. Com ela, não é possível transformar novas informações sensitivas em memórias de longo prazo. Por exemplo, a perda de consciência induzida pelo álcool é um tipo de amnésia anterógrada neurológica. O excesso de álcool impede que as vias neurais no cérebro formem novas memórias enquanto estão intoxicadas. As pessoas que sofrem de perda de consciência podem falar e interagir normalmente, mas na manhã seguinte não se lembrarão de nada.

Devido a uma falta de oxigénio durante o parto, Ricky Dean de Taunton, Inglaterra, tem uma condição incomum em que ele não se consegue lembrar de coisas que aconteceram com ele no dia anterior.
Muito parecido com o filme Memento, ele não consegue lembrar-se de quem é, quem são os seus amigos, ou mesmo que deveria escovar os dentes. Felizmente, os seus amorosos pais cuidam bem dele (que agora tem 19 anos) e ele usa um iPhone com lembretes para ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário