Hipertimesia ou Síndrome da Supermemória é uma condição em que o indivíduo tem uma elevada memória biográfica. Elizabeth Parker, Larry Cahill e James McGaugh (2006) identificaram duas características que definem a hipertimesia: Passar uma quantidade excessiva de tempo pensando sobre o passado, e exibindo uma extraordinária capacidade de recordar eventos específicos de seu passado.
Uma americana de nome AJ (posteriormente identificada como Jill Price) é capaz de lembrar com detalhes eventos de sua vida pessoal e acontecimentos dos últimos anos. AJ teve conhecimento detalhado da sua memória, em 1978, quando tinha 12 anos, e a partir de 1980, ela pode aparentemente recordar todos os dias. Sendo isto para uma pessoa "normal" impossível. Apenas 20 pessoas no mundo são conhecidas por ter este síndrome.
Aurelien Hayman, britânico, também foi diagnosticado com esta rara doença. Pense em uma data, e ele será capaz de lhe dizer o que ele fez, o que comeu, o que vestiu, que canções ouviu e outras memórias daquele dia.
O problema oposto do anterior tem o nome de hipertimestia e é uma condição extremamente rara, onde as pessoas parecem ser capazes de se lembrarem de todos os detalhes sobre quase todos os momentos da sua vida.
Se você lhes der uma data, eles vão-te dizer o dia da semana que era, o tempo, o que eles estavam usando e outros detalhes mundanos como se tivesse sido ontem. Existem apenas seis casos conhecidos de este problema no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário