Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

01 - Pequenas e médias empresas são os maiores alvos de ataques cibernéticos: Phising - Economia/Tecnologia


Os golpistas eletrônicos estão de olho nas micro, pequenas e médias empresas. É o que mostrou pesquisa feita pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em janeiro e fevereiro com 435 indústrias paulistas de todos os portes.
Ano passado, 65,2% dos ataques cibernéticos com foco apenas financeiro foram realizados em pequenas empresas e 30,8% em grandes companhias, de acordo com o Deseg (Departamento de Segurança), órgão da Fiesp.
Para o diretor do Deseg, Rony Vainzof, há uma migração ou expansão natural dos negócios em geral para o meio digital e desse modo os pequenos ficam mais expostos. "Na avaliação de riscos, que toda empresa precisa ter, as possibilidades de fraudes cibernéticas já precisam ser calculadas. Mas muitos pequenos negócios ainda não percebem isso", comenta.
Vainzof afirma que uma das origens mais comuns de fraudes em pequenos negócios são os ataques "fishing", isto é, milhares de e-mails falsos enviados para endereços aleatórios ou sites inidôneos criados para espalhar vírus. "Temos registros de muitos associados que tiveram seus computadores fraudados e os golpistas conseguiam bloquear arquivos. Eles eram só liberados com pagamentos de resgates, como de R$ 5 mil", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário