Total de visualizações de página

sábado, 14 de novembro de 2015

04 - Pequenas e médias empresas são os maiores alvos de ataques cibernéticos: Phising - Economia/Tecnologia

SISTEMAS INTERNOS PRECISAM DE CHECAGEM
Para empresas, além dos cuidados necessários no nível da infraestrutura, é preciso foco nas aplicações específicas que suportam o negócio. Essa é a opinião do professor assistente da UnB (Universidade de Brasília) e engenheiro eletrônico João Gondim. Os sistemas de gestão usados pela empresa, seu sistema de RH, financeiro, entre outros, também precisam de muita atenção.
Normalmente esses programas são desenvolvidos ou no mínimo implantados levando em consideração as necessidades e características específicas da empresa.
"As principais vulnerabilidades são falhas de concepção ou implementação dessas aplicações. Um profissional de TI que tenha conhecimento geral de segurança e esteja atualizado deveria ser capaz de detectar componentes vulneráveis e orientar a aquisição dos que são seguros ou no mínimo, que não seja consenso que são inseguros.", comenta.
Sobre o acesso de informações financeiras por meio de sites, as páginas seguras utilizam conexão SSL tanto para garantir que o site é realmente quem diz ser, quanto para criptografar as informações transmitidas. Isso é mostrado com um cadeado fechado no browser. Ao clicar nele aparecerão as informações de segurança.
No entanto, já há vírus que falsificam cadeados de segurança. Pugnali orienta que o ideal é o empresário sempre ficar atento a imagens estranhas ou alterações inesperadas em sites financeiros. Nesses casos deve-se interromper o uso e entrar em contato com as centrais de atendimento das instituições ou chamar a polícia.
Fonte: Folha de S. Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário